sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Obra poética «Clepsydra» reune escritos de vários autores

Antologia Poética

N.º de páginas: 222
Editora: Coisas de Ler
Coordenação: Gisela Ramos Rosa
Data de apresentação: 1/11/2014, na Livraria Ferin.

«Clepsydra é uma antologia poética que reúne autores de varias gerações, diferentes quadrantes poéticos e diversas origens geográficas, nacionais e internacionais. Se Antologiar e juntar variados fios de um tempo poético, aquele que se vai tecendo num corpo de vozes e escritas humanas de determinado momento, e, também, trazer o tempo transformado que somos.
Situada na poética contemporânea, exceção feita para Antonio Ramos Rosa que nos deixou recentemente, esta Antologia pretende ser um Corpo gráfico de afetos e contextos, lugar de cesuras que impulsiona o verbo, a sua potencia, a sua poeticidade. Grafias que não se perdem no branco da pagina. (…)»
Gisela Ramos Rosa in Introdução
«(...) É curioso observar que o tempo, integrando acontecimentos e evoluções que, em particular, os poetas expressam, invariavelmente, nas suas obras, permanece sempre no multiverso, verdadeiramente abismal e incompreensível. Não menos pertinente será observar que essa dimensão cósmica constitua parte integrante daqueles que, limitadamente, a refectem e contra ela “combatem”, com a durabilidade e o testemunho dos seus versos. Se traduzirmos a expressão latina por “Guerra sem armas”, então entenderemos o significado da conquista, pelas suas vertentes cultural, espiritual e humana, cuja única via, contrariadora do efémero, sublima o dinamismo dessa grandeza que os físicos descreveram como variável discreta.»
Marília Lopes in Posfácio

Sem comentários: