quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Romance «Cellos Transparentes», de Adnilo Lotus de Carmim


Cellos Transparentes
de Adnilo Lotus de Carmim
Editora: Modocromia
Género: Romance
N.º de páginas: 184
Data de apresentação do livro: 26 de Setembro (mais informações aqui)

Excerto do prefácio
«“O passado faz parte de todos os eras e de todos os fuis.”
Perpassa pela presente obra o passado, sendo este tema tratado de formas divergentes.
De facto, surge-nos o passado como um momento com o qual devemos romper para podermos vivenciar um presente diverso e construir um novo futuro. É neste sentido que três personagens são conduzidas, através da sinuosa estrada da vida, até à casa de Sara e da Vadia. Três personagens que, após uma situação desestabilizadora, lavam o rosto como forma de purificação em relação à sua vida anterior e entram numa nova vida ao se depararem com uma casa que os parece, estranhamente, atrair. Aí permanecem algum tempo, no qual começam a questionar o seu antigo modo de existência e aquilo que denominavam de Verdade.
[…]
Esta forma poética de escrever já caracteriza a autora: o uso das enumerações. As repetições de palavras com classes morfológicas distintas. As transgressões a nível da pontuação. As construções paralelísticas. As comparações e as imagens que permitem mesmo a identificação de um corpo ou de um olhar com um violoncelo. Todos estes elementos enriquecem a obra de brilho e de luz, de beleza e de profundidade, contribuindo para o efeito catártico de purificação dos sentimentos do leitor.
Em suma, todos estes elementos, desde a construção da narrativa até à caracterização das personagens, através de uma prosa grávida de sentido e de poesia, vão conduzindo o leitor a um crescendo de sensações. De sentimentos. De emoções. Como numa orquestra. Uma orquestra composta de violoncelos. Violoncelos que vão revelando a verdade. Como se fossem transparentes. Violoncelos transparentes.»
Cláudia Alexandra Moreira da Silva
A autora
Adnilo Lotus de Carmim é natural de Santa Cruz do Bispo. Passou parte da vida em França e vive na Maia. É licenciada pela Universidade do Porto em Línguas e Literaturas Modernas e Mestre em Linguística. Foi premiada diversas vezes pela Société des Poètes et Artistes de France, na categoria de poesia – Section Jeunes, Prémio Henry François Guitard – Poesia Jeunes – Poesia livre – Contos e Novelas. Em 2008 foi premiada pela Papiro Editora na categoria de romance com a obra Os Lírios da Vida. É também autora do romance Mar Desfeito (2009).
 
A autora prefaciou o livro As Cores do meu Silêncio
Entrevista que a autora concedeu ao site Divulga Escritor
Outras obras da editora Modocromia publicadas recentemente:  
Sementes …de poesia, de Raúl Ferrão
Olhos de Vida, de Otília Martel.

Acompanha a Modocromia também no Facebook.

1 comentário:

Menina Marota disse...

Miguel Pestana,
muito grata pela referência ao meu livro de poesia e pequenas histórias, Olhos de Vida.

Para conhecimento envio o link da entrevista que me foi concedida ao Divulga Escritor:
http://www.divulgaescritor.com/products/otilia-martel-entrevistada/

Um abraço