domingo, 2 de novembro de 2014

Segundo romance do João Frada: «Livres e Intocáveis»


Livres e Intocáveis
de João Frada

Género: Romance
N.º páginas: 247
Data publicação: 2014
Editora: Edições Clinfontur
O lançamento do livro decorreu na Feira do Livro 2014 de Lisboa. Outras apresentações ao público tiveram lugar na Livraria Almedina, no Atrium Saldanha e no Museu do Território, em Mira, de onde é natural o médico, historiador e escritor.
Livres e Intocáveis será apresentado no próximo dia 14 de Novembro na Feira do Livro de Porto Alegre, (Brasil) a
maior feira latino-americana, anual, do livro.

O livro
No seu segundo romance, Livres e Intocáveis, o autor conduz-nos para diversos espaços imaginários e, em particular, para Aurora, na Serra da Romana, onde desenvolve, analisa e apresenta, através das suas personagens, de uma forma criativa, extremamente ousada e crítica, algumas vezes mordaz, valores e comportamentos que, em termos sociológicos e culturais, se poderão classificar como radicais e pouco ortodoxos.
Os rumos da governação e da política, em especial as mazelas sociais que deles resultam, a par de diversas controvérsias vividas num ambiente repleto de mistério e de erotismo, constituem a tónica principal dos diálogos formulados neste livro. Viver, sentir e apreciar a realidade através da ficção é, sem dúvida, uma das formas mais completas e seguras de se poder descobrir um mundo imenso de surpresas e de experiências catárticas fundamentais ao equilíbrio afetivo e psicológico.
Envolvidos na vivência social e política e na privacidade das intensas ligações amorosas dos protagonistas desta obra, os leitores terão, assim, a oportunidade de se alienarem e de aliviarem os seus traumas, revoltas, inquietações e desejos mais íntimos.
O autor
João Frada (Mira, 1947), Doutor em Medicina (Ph.D., 1998) pela Faculdade de Medicina de Lisboa (FML). Especialista em Epidemiologia Histórica (História da Medicina), as suas Provas de Doutoramento centraram-se sobre o estudo da «Gripe A (H1N1) de 1918 em Portugal Continental».
Licenciado em Medicina (1977), pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, em Ciências Antropológicas e Etnológicas (1981), pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa e em História (1987), pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Fez Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica (1989) em História da Medicina, na FML.
Lecionou a disciplina de História da Medicina (1981-2003), apoiou a criação e dirigiu o Núcleo Histórico-Museológico da FML (1995-2003) e ministrou o ensino de Metodologia de Trabalhos Científicos (Introdução à Medicina), na qualidade de Professor convidado (1999-2007), na mesma Faculdade, de onde se retirou por aposentação.
Paralelamente à docência na FML e ao exercício de clínica pública no Centro de Saúde de Alcochete (1982-85) e no Serviço de Pediatria do Hospital de Sta. Maria (Lisboa, 1981-83; 1988; 2003-07), colaborou também, na qualidade de Professor convidado, com a Faculdade de Letras de Lisboa, o Instituto de Clínica Geral da Zona Sul – Centro de Saúde de Sete Rios (Lisboa), a Universidade Lusíada (Lisboa), a Escola da Cruz Vermelha Portuguesa (Lisboa), a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa), a Universidade Atlântica (Barcarena/Lisboa) e a Universidade da Madeira (Funchal).
Docente universitário, médico (exercendo clínica pediátrica), investigador, historiador, conferencista, palestrante, colunista e ensaísta, tem-se dedicado a uma intensa e multiforme atividade literária que, entre artigos e obras nos domínios da Metodologia de Trabalhos Científicos, da Medicina, da História, da Biografia, da Antropologia e Etnografia, da Poesia, do Romance e da Análise Político-Social, conta já com mais de uma centena de títulos publicados.

Romance do autor publicado anteriormente: Tórrido (Edições Clinfontur, 2013).

Sem comentários: