segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

«A Avó Adormecida» é o livro em destaque este mês pela Kalandraka

Chega já no final desta semana às livrarias de todo o país um livro destinado, principalmente, aos primeiros leitores (idade recomendada: a partir dos 4 anos), que é uma sincera homenagem aos avós, figuras fundamentais na infância de qualquer ser humano. A obra evoca temas como o vínculo entre avós-netos, a doença e o desaparecimento de entes queridos.
A 2.ª edição de A História de Erika é outra das novidades da Kalandraka para Fevereiro.


A Avó Adormecida
de Roberto Parmeggiani (texto) e João Vaz de Carvalho (ilustrações)
Editora: Kalandraka
Colecção: Livros para sonhar
Tradução: Ana M. Noronha e Pia Mastrangelo
N.º de Págs.: 40
Dimensões: 18,5 x 28 cm
Data de Publicação: 20/02/2015

O livro
Antes de ficar adormecida, a avó cozinhava, lia e contava histórias, até começar a fazer coisas estranhas... 

A Avó Adormecida apresenta com sensibilidade, ternura e proximidade, a estreita relação entre um menino e a sua avó, que fica doente. O tom poético do texto é complementado pelas ilustrações simples à base de cores suaves feitas com lápis, aguarela e pastel. De destacar ainda é a subtileza com que Roberto Parmeggiane - evocando a sua própria memória sentimental - narra o processo da doença, desde o momento em que os protagonistas partilhavam tempo, leituras e afeto, quando a enfermidade ainda não se tinha manifestado, passando pelos primeiros sintomas e pela letargia do sono irreversível que o neto compensa com a sua companhia; até um desenlace em formato de conto... João Vaz de Carvalho recorre a belas metáforas visuais para representar o fluir do tempo, a perda, a ausência e recordação.

Um livro singelo para todos os avôs e avós que esquecem, um livro admirável para todos os netos que cuidam deles.

Excerto
«A minha avó dormia.
A minha avó dormia o dia todo.
A minha avó dormia o dia todo, desde há um mês.»

O autor
Bolonha, Itália, 1976. Licenciado em Ciências da Educação (Universidade de Bolonha). É presidente da Associazione Centro Documentazione Handicap, que gere uma biblioteca especializada em serviços de voluntariado e também vocacionada para portadores de deficiência, com quem trabalha, através de oficinas de animação educativa, no sentido de contribuir para a respetiva integração. É ainda formador de profissionais deste setor; visita escolas, inculcando nos estudantes que o que nos diferencia também nos enriquece. Publicou vários livros infantis.

O ilustrador
Fundão, Portugal, 1958. Pintor, faceta que desenvolveu no atelier de Vasco Berardo, em Coimbra, entre 1981 e 1984. Como ilustrador colabora desde 1988 em revistas como "Marie Claire", "Cosmopolitan", "Exame", "Gentleman", "Pais & Filhos" e com o jornal "Diário de Notícias". Também ilustrou álbuns infantis e capas de livros para editoras como a Caminho e a Presença. Participou em várias exposições de pintura.

Sem comentários: