terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Chega às livrarias o mais recente n.º da extensa colecção da ASA dedicada a Agatha Christie: «O Caso do Funeral Fatal»

de Agatha Christie
Data publicação: 03/02/2015
Páginas: 288
Título original: After the Funeral: A Hercule Poirot Mystery
Editora: Edições Asa
Colecção: Obras de Agatha Christie - Volume 81
Tradução: John Almeida 
Sinopse
A morte do abastado Richard Abernethie é um acontecimento infeliz, mas não há motivos para crer que se trate de homicídio - pelo menos até ao momento em que a irmã, Cora, é brutalmente assassinada. Só nessa altura é que alguém recorda o comentário que Cora fez a respeito da morte do irmão: «O caso foi todo muito bem abafado... Mas ele foi assassinado, não foi?» Cabe a Hercule Poirot e às suas celulazinhas cinzentas dar algum sentido a tão críptico comentário…
Excerto do Capítulo 1
«O velho Lanscombe mexeu-se titubeantemente de sala em sala, a abrir os estores. De vez em quando espreitava pelas janelas com olhos remelosos cerrados. Em breve regressariam do funeral. Arrastou os pés um pouco mais depressa. Havia tantas janelas. Enderby Hall era uma casa vitoriana enorme, construída ao estilo gótico. Em cada divisão, as cortinas eram de brocado sumptuoso gasto ou veludo. Algumas das paredes ainda estavam cobertas com seda esbatida. Na sala de estar verde, o velho mordomo olhou para o retrato que estava em cima da lareira, do velho Cornelius Abernethie, para quem Enderby Hall havia sido construída.» (p. 9)
O livro foi adaptado para o cinema em 1963, com o título Murder at the Gallop e teve Miss Marple (Margaret Rutherford) como protagonista - não Poirot, como foi concebido originalmente por Agatha Christie.


Sem comentários: