domingo, 15 de fevereiro de 2015

«Recuperar a Ilusão», de María Jesús Álava Reyes

Data Publicação: Julho 2011
N.º de Páginas: 254

Ao longo da vida deparamo-nos com situações indesejáveis e inesperadas, que nos causam dor, como a notícia do falecimento de um familiar ou amigo, o divórcio, uma forte desilusão com o companheiro ou com um amigo, etc. A verdade é que temos ao dispor mais do que uma solução — sem ser a mais comum, infelizmente — para reagir perante estes tipos de acontecimentos. Sim, podemos escolher um modo mais racional e “benigno” para dar a volta a situações do género. E ainda podemos crescer como pessoas, saindo fortes dessas situações difíceis. Há apenas que mudar o posicionamento da nossa mente/pensamento e arranjar novos objectivos de vida e não deixar que as nossas expectativas sejam derrubadas, nem por nós próprios (não seremos os nossos maiores inimigos, em muitas ocasiões?), nem pelos outros. Como refere a psicóloga María Jesús Álava Reyes no livro Recuperar a Ilusão «é difícil viver sem dinheiro e mais ainda sem saúde, mas é impossível viver sem expectativas.»
Ao longo de 10 capítulos a conceituada especialista espanhola em Psicologia, revela algumas técnicas e exercícios práticos, como o ‘diálogo socrático’ o ‘auto-reforço’ (que inclui o reforço positivo e reforço negativo) e a ‘paragem de pensamento’, que servem como estratégias facilitadoras para quando nos sentimos menos contentes, sem expectativas ou envoltos num círculo vicioso de autopunição. No capítulo 3 a autora de As Três Chaves Para a Felicidade (2014) aborda o tema da resiliência aplicada ao comportamento das pessoas, e de forma simples, sempre com exemplos clínicos de seus pacientes, mostra o poder da personalidade resiliente, que utiliza as suas adversidades como forças-motrizes para seu bem-estar: «Podemos desabar perante as adversidades, mas também podemos reagir.»
Escrevendo na primeira pessoa do plural (em seu nome e (visto haver muitos relatos de casos clínicos) no dos seus colegas de profissão, colaboradores no Centro de Psicologia Álava Reyes, em Madrid, onde é directora, neste livro podem ser encontrados temas relacionados com a felicidade (cap. 1), a importância do sentido de humor (cap. 2), a inteligência emocional (cap. 4), exercício físico e alimentação (cap. 7), entre outros.
Como já explicado no livro bestseller, actualmente na 33.ª edição, A Inutilidade do Sofrimento, perante um acontecimento adverso são os nossos pensamentos que provocam mal-estar e não os acontecimentos propriamente ditos. Em Recuperar a Ilusão, a psicóloga com mais de 30 anos de experiência volta a frisar que se o leitor estiver consciente dessa reflexão e a pôr em uso no seu quotidiano, poderá recuperar o seu bem-estar que tanto o faz sentir-se feliz. Um livro que vale muito a pena ler e reler.


Excerto
«Levemos a vida com muito humor e recordemos que a maioria das vezes o humor é aquilo que derruba barreiras e nos aproxima das metas, enquanto o sofrimento (…) nos debilita e nos afasta desse objectivo que todos partilhamos: a procura da felicidade.» (p. 68)

3 comentários:

Unknown disse...

é sem dúvida um dos livros que quero ler.

Joana disse...

Gostava de ler, um tema bem actual.

Unknown disse...

Está na minha lista de leituras. :) Gostei do que li!