quarta-feira, 18 de março de 2015

Catarina Sobral e Maurice Sendak ilustram os livros a sair em Março, publicados pela Kalandraka

A Kalandraka preparou para este mês de Março a saída de duas obras destinadas especialmente para os primeiros dos primeiros leitores, aqueles que já atingiram os 3 anos. No dia 20 "aterra" nas livrarias Não Há Dois Iguais, obra ilustrada pela vencedora do Prémio Internacional de Ilustração da Feira do Livro Infantil de Bolonha 2014. Na sexta-feira seguinte (dia 27) é a vez do livro Ursos "encher o olho" aos pais que se depararem com o album, nas montras das livrarias nacionais.


Não Há Dois Iguais
(Título original: No hay dos iguales)

Javier Sobrino (texto)
Catarina Sobral (ilustração)
Sinopse
Há-os em todos os países, nas terras altas e nas planícies longínquas, nas urbes populosas e nas aldeias esquecidas. Podem encontrar-se em qualquer lugar, apesar de não serem fáceis de conseguir … Em Não Há Dois Iguais (15 x 30 cm), Javier Sobrino e Catarina Sobral abordam o tema do afeto a partir de um ponto de vista poético, diverso e com base numa proposta enigmática que deixa os leitores em suspense até ao final do livro. De destacar ainda é a estrutura narrativa, quer pela profusão de lugares enumerados, desde os espaços quotidianos aos mais longínquos; quer pelo carácter atemporal da manifestação do fenómeno afetivo; ou pela sua singularidade, que põe em evidência uma belíssima série de comparações retóricas onde estão presentes as emoções, os sentimentos e a intensidade.

As ilustrações, planas e esquemáticas, com referências à tradição gráfica dos anos 1950, jogam com a dicotomia das cores de cada página, com gamas cromáticas que se vão alternando.

Este livro responde ao onde, quando, quanto, como e ao quê de uma expressão humana que tem inspirado a obra de artistas, escritores, pensadores… e que nos enche de felicidade, junto aos nossos entes queridos.

«Não há dois iguais:
alguns são doces como o reencontro
e amargos como o adeus»

O autor
Javier Sobrino, Pimiango, Astúrias, 1960.
Professor do 1.º Ciclo, desde 1986 que pertence ao comité da revista de literatura "Peonza". É autor de vários trabalhos sobre literatura e animação à leitura. Como escritor, tem vários álbuns infantis publicados (Um Segredo do Bosque foi publicado em Portugal em 2009, pela editora OQO) e foi premiado no I Concurso Internacional de Álbum Ilustrado Biblioteca Insular 2006, certame em que também recebeu uma menção honrosa.


Ursos
(Título original: Bears)

Ruth Krauss (texto)
Maurice Sendak (ilustração)
Sinopse
Publicada originalmente em 1948 com imagens de Phyllis Rowland, Ruth Krauss criou uma breve e divertida história com muito poucas palavras e onomatopeias. Em 2005 foi de novo editada com ilustrações de Maurice Sendak, que transformou os seus ursos num conjunto de animais irrequietos, protagonizando uma trepidante comédia juntamente com um menino vestido com um fato de lobo, como o Max de Onde vivem os monstros.

Como noutras obras de Sendak, tudo começa na hora de ir para a cama, quando, enciumado, um cão rouba ao menino o seu urso de peluche. Na sua fuga, é perseguido por um grupo de enormes ursos, que vão indo ao seu encontro em lugares e situações tão atípicas como surpreendentes, até um final inesperado. A tradução [de Carla Maia de Almeida] mantém a estrutura rimada do texto original.

Entre os anos 1950 e 1960, Ruth Krauss e Maurice Sendak inovaram o género do álbum ilustrado, com propostas então tão inovadoras como A Hole is to Dig ou A Very Special House. Ruth Krauss era uma escritora reconhecida, com livros pequenos, acessíveis e engenhosos.

Podia transformar um jogo de palavras numa investigação filosófica de causa-efeito e manter o equilíbrio. Artista do nonsense, as suas obras davam voz ao público infantil sem parecerem enfadonhas. Formaram ambos uma fecunda dupla criativa, elaborando histórias com imagens de linhas ágeis, sustentadas em expressivas aguarelas. Inspiraram-se e amadureceram mutuamente a nível literário e artístico: tal como acontece com a arte revolucionária, os seus livros chegam aos nossos dias em plena frescura.

A autora
Ruth Krauss, Maryland, Baltimore, 1901 - Connecticut, 1993)
Formou-se na Parsons The New School for Design. Durante os anos 40 formou parte do Laboratorio de Escritores do Bank Street College of Education, em Nova Iorque. Foi autora de mais de 30 livros infantis, muitos deles ilustrados pelo seu marido, Crockett Johnson, e oito por Maurice Sendak (1928-2012).


Sem comentários: