terça-feira, 10 de março de 2015

Mark Williams, autor do livro «Mindfulness - Atenção Plena», estará hoje na Fundação Champalimaud para uma conferência



Mindfulness
 Atenção Plena
O plano de oito semanas que libertou milhões de pessoas do stress e da ansiedade
Sinopse
O que vai encontrar neste livro é simples: um programa de oito semanas destinado a romper de uma vez por todas com o ciclo de ansiedade, stress, infelicidade e cansaço que o atormentam. São exercícios breves, testados clinicamente, e com efeito duradouro. Porque a paz e tranquilidade que conquistar agora vão passar a estar sempre presentes na sua vida. O livro baseia-se num programa (MBTC) desenvolvido pelo professor Mark Williams juntamente com investigadores das universidades de Cambridge e Toronto. Originalmente desenhado para combater a depressão, o MBTC revelou-se, em estudos clínicos, pelo menos tão eficaz como os antidepressivos – e sem os respetivos efeitos secundários.
Na prática consiste em exercícios diários, de dez a vinte minutos, destinados a aumentar a nossa atenção plena (mindfulness). Ou seja, ajuda-nos a perceber o que estamos a pensar a cada momento e o efeito que esses pensamentos têm no nosso bem estar. A partir daí, conseguimos romper com o passado e acabar com hábitos nocivos.
A eficácia do programa é extraordinária. E o que lhe é pedido é apenas que comece, e nessa caminhada será ajudado pelo CD de meditação guiada.
Se acha que é complicado, sugerimos apenas que leia a Meditação do Chocolate para perceber até que ponto ser mais feliz exige apenas um bocadinho de atenção plena.

Mark Williams é Professor de Psicologia Clínica na Univ. de Oxford e Diretor do Centro de Mindfulness de Oxford. Fez parte do Conselho de Investigação da Universidade de Cambridge e de Bangor. É membro da Sociedade Britânica de Psicologia, da Academia de Ciências Médicas e da Academia Britânica.
Dedica-se à descoberta de novos métodos para tratar a depressão aguda ou crónica, bem como para combater o risco de comportamentos suicidas.

Danny Penman é jornalista, doutorado em Bioquímica e com um mestrado em Imprensa Escrita. Trabalhou para a BBC e para o The Independent. Atualmente escreve no Daily Mail. Entre as muitas distinções que recebeu, destacam-se os dois prémios Genesis da Humane Society of The United States e um prémio especial de investigação da RSPCA (sociedade para a prevenção da crueldade nos animais).

Sem comentários: