terça-feira, 17 de março de 2015

O livro «Palco da Loucura», do autor e psiquiatra espanhol Adrián Gramary, é uma das novidades da editora Idioteque

Palco da Loucura
de Adrián Gramary
Data de publicação: Março 2015
Páginas: 266
Editora: Idioteque

Um livro já editado em Espanha com sucesso.

Sinopse
Um reputado psiquiatra espanhol analisa a história e a mente de nomes tão relevantes da nossa contemporaneidade como Hemingway, Marilyn Monroe, Picasso, Hitler, entre muitos outros.
Trata-se de um soberbo conjunto de artigos da área da psi, com todo o acrescento de saber que no seu conjunto nos oferece. Não obstante, o texto é envolvente e absolutamente sedutor, fazendo-nos no seu todo mergulhar de uma forma enleante nas mentes destas invulgares personalidades que a todo o instante nos questionam.

Para o autor do livro, psiquiatra fascinado pelas relações entre a loucura e a criatividade, e autor de sucesso em Espanha, mais além do interesse psiquiátrico dos célebres protagonistas dos textos (Hemingway, Marilyn Monroe, Virginia Woolf, Scott Fitzgerald, Hitler, etc.), eles reservam ao leitor «uma fábula moral escondida no seu interior».

Estas pequenas biografias são «périplos vitais situados nos limites, vidas de acrobatas extraordinários dançando à beira do abismo, de seres excecionais ou marginais tocados pelo génio, a paixão desmedida, o desarraigamento, o horror, o egocentrismo, a doença mental ou simplesmente a maldade».

Para Adrián Gramary, no entanto, as suas histórias iluminam alguns interrogantes que surgem nas nossas vidas, menos excecionais e mais apegadas à rotina e à norma. Como disse o cómico latino «sou homem e nada humano me é estranho», embora, neste caso, a possibilidade de sermos feitos da mesma matéria que estes seres, de partilhar com eles sentimentos e circunstâncias, pode ser fonte tanto de consolo como de desconcerto.”

Uma fascinante incursão em algumas das mais relevantes e controversas biografias e mentes da nossa era, numa linguagem psiquiátrica absolutamente envolvente.
Foto do autor retirada do seu site

O autor
Adrián Gramary (Vigo, 1967). Licenciado em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Fez o Internato Complementar de Psiquiatria no Hospital Magalhães Lemos, no Porto. Liderou em 2010 a criação do primeiro centro de dia para doentes de Alzheimer da cidade do Porto. Trabalhou durante vários anos como perito psiquiatra forense e participou como investigador em diversos ensaios clínicos. É membro do Conselho Regional para a Saúde Mental da Região Norte de Portugal, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia e Psiquiatria da Justiça e sócio fundador da Associação Portuguesa de Arte Outsider. É membro de diversas associações, entre outras, a Associação Portuguesa de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares, onde da regularmente sessões psicoeducativas sobre diversos temas dirigidos a doentes e familiares. Escreveu artigos médicos, participou como orador em eventos científicos, prefaciou dois livros e organizou diversos congressos. Desde 2010 ocupa o cargo de director clínico do Centro Hospitalar Conde de Ferreira de Porto.



Poemas no Silêncio do Tempo
de Alberto Cadilhe
Data de publicação: Fevereiro 2015
Páginas: 88
Editora: Idioteque

Sinopse
Primeiro livro de Alberto Cadilhe, um crítico literário muito conceituado e que desde há muito tempo escreve mensalmente no jornal "As artes entre as letras". Tem já poemas seus referidos na colectânea Os poemas da minha vida. Pela estreita relação que sempre manteve com vários órgãos de comunicação social, a obra será amplamente divulgada.


Poema “O dia chegou enfim”

O dia chegou enfim
como tudo chega ao fim.
E sem novidade
sem chamar a atenção
sem trazer o que eu queria
numa vaguidade fria
o dia ronceiramente passou...

Para mim nunca chegou!


O autor no dia de apresentação do livro (foto retirada daqui)


Sem comentários: