segunda-feira, 23 de março de 2015

O mais recente livro do psiquiatra e autor bestseller Augusto Cury revela como vencer a Ansiedade

de Augusto Cury

Páginas: 160
Editora: Pergaminho
Data de publicação: 27/03/2015


Texto de apresentação da obra
«Vivemos numa sociedade urgente, rápida e ansiosa. Nunca as pessoas tiveram uma mente tão agitada e stressada. Paciência e tolerância para as contrariedades estão a tornar-se artigos de luxo. Quando o computador demora a iniciar, são poucas as pessoas que não se irritam. E quando não estão a dedicar-se a atividades interessantes, facilmente se angustiam. Raros são os que contemplam as flores nos jardins ou se sentam para conversar nas suas varandas ou à janela. Estamos na era da indústria do entretenimento e, paradoxalmente, na era do tédio. É muito triste descobrir que a maior parte dos seres humanos de todas as nações não sabem ficar sozinhos, interiorizar, refletir sobre as nuances da existência, desfrutar da sua própria companhia, ter um autodiálogo. Estas pessoas conhecem muitas outras nas redes sociais, mas raramente conhecem alguém a fundo e, o que é pior, raramente se conhecem a si próprias. Este livro fala do mal do século. Muitos pensam que o mal do século é a depressão, mas aqui apresento outro mal, talvez mais grave, mas menos percetível: a ansiedade decorrente da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Pensar é bom, pensar com lucidez é ótimo, porém pensar demais é uma bomba contra a saúde psíquica, o prazer de viver e a criatividade.»

Excertos
«Qual é o mal do século? A depressão? Não há dúvida de que a depressão atinge um número assustador de pessoas na sociedade moderna. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 1,4 mil milhões de pessoas, mais cedo ou mais tarde, desenvolverão o último estágio da dor humana, o que corresponde a 20% da população do planeta. Mas, como veremos, a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) provavelmente atinge mais de 80% dos indivíduos de todas as idades, de alunos a professores, de intelectuais a iletrados, de médicos a pacientes.
Sem perceber, a sociedade moderna – consumista, rápida e stressante – alterou algo que deveria ser inviolável, o ritmo de construção de pensamentos, gerando consequências muito graves para a saúde emocional, o prazer de viver, o desenvolvimento da inteligência, a criatividade e a sustentabilidade das relações sociais. Adoecemos coletivamente. Este é um grito de alerta.» (p. 13)

«Vivemos na idade da pedra em relação aos papéis do Eu como administrador da psique. De quanto em quanto tempo é que fazemos a higiene corporal? De quanto em quanto tempo é que tomamos banho? A cada vinte e quatro horas? E a higiene dentária? A cada quatro ou seis horas? E a higiene mental?» (p. 17)

Alguns títulos publicados pela Pergaminho do mesmo autor:
Jovens Brilhantes, Mentes Fascinantes 
Filhos Brilhantes, Alunos Fascinantes 
Armadilhas da Mente
O Código da Inteligência  
A Saga de Um Pensador 

1 comentário:

Carla disse...

Olá Miguel,
Não conhecia este livro e nunca o vi à venda quando o vir compro. Conheço este escritor através do livro que me marcou muito e fez refletir "Saga de um pensador" se não o lês-te aconselho-te vivamente é uma história que nos faz pensar e repensar. Olha eu tenho um a mais aqui em casa, repetido, posso enviar como uma lembrança para ti, se aceitares, seria um prazer.
Boas leituras e Beijocas.