segunda-feira, 2 de março de 2015

Será apresentado no Funchal o livro «As Malícias das Mulheres», de Luísa Marinho Antunes

As Malícias das Mulheres
Discursos sobre poderes e artes das mulheres na cultura portuguesa e europeia
de Luísa Marinho Antunes

Género: Ensaio
N.º de páginas: 240
Editora: Esfera do Caos

Sinopse
Nas páginas deste livro, a autora, movendo-se com facilidade pelas obras das maiores literaturas europeias que incidiram sobre os vícios, os enganos e as malícias das mulheres, convida o leitor a descobrir o discurso das acusações masculinas e das respostas femininas ao longo dos séculos. Talvez com surpresa, constatar-se-á que o presente das relações homem-mulher tem um âmago que vem de longe e que da Antiguidade Clássica ao início do século XX, ao lado do amor, há um tema que perdura: o ataque e o contra-ataque sobre as maldades e as virtudes das mulheres.

Será verdade que as mulheres são por natureza maliciosas e capazes de qualquer estratagema e maldade para dominar os homens inocentes? 

Considerada como arma e força da mulher, a arte da malícia provoca no homem o medo de ser enganado, traído, levado à falência, conduzido à perdição. A mulher responde de forma veemente aos ataques masculinos e estabelece-se não raras vezes um diálogo pleno de argumentos e contra-argumentos. Com rica bibliografia e rigor científico, este livro não descura o prazer da leitura e, por isso, foi escrito num estilo que prima pela leveza.

A autora
Luísa Marinho Antunes. Doutorada em Letras, na especialidade de ‘Literatura Comparada – Literatura Portuguesa/Literatura Brasileira’, é docente da Universidade da Madeira. Membro integrado do CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), desenvolve atividades de pesquisa na área do Multiculturalismo e Lusofonia, sendo coordenadora do Polo ‘CLEPUL – Universidade da Madeira’. Entre as publicações mais recentes, destacam-se O Romance Histórico e José de Alencar – Contribuição para o Estudo da Lusofonia (Funchal, CEHA, 2009), Cinco Sentidos Mais Dois – Sobre os Livros (Funchal, 2013) e Piri-Piri e o caso do desaparecimento da estátua [eBook] (Deebookpublisher, 2014). No domínio da tradução, foi responsável pela selecção, organização de textos e tradução de Herberto Hélder (La Macchina Lirica – Poesie, Venezia, Edizione del Leone), tendo vindo a ocupar-se do estudo crítico de poetas lusófonos para a revista Kamen’ – Rivista di Filosofia e Poesia, dirigida por Amedeo Anelli.

Sem comentários: