quinta-feira, 2 de abril de 2015

A 9 de Abril é apresentado o livro «Os Noivos», de Alessandro Manzoni

Os Noivos
de Alessandro Manzoni

Páginas: 728
Título original: I Promessi Sposi
Tradutor: José Colaço Barreiros
Edição: Paulinas Editora

Sinopse
Este é mais um clássico da literatura mundial que muito nos apraz facultar, em tradução rigorosa dos originais (a partir da sua última revisão por Manzoni, e que ficou conhecida, em Itália, por edizione quarantana).
«Tal como muitos outros grandes romances, Os Noivos tem sequências e ritmos muito variados e coloca em cena uma vasta gama de personagens e situações. À genialidade do uso magistral da língua e da segura composição narrativa, Manzoni acrescenta a estupenda construção de um romance que conserva ainda hoje uma surpreendente atualidade. Como escreve o autor, não sem um velado humorismo: “Assim sucede muitas vezes no mundo… quero dizer, assim sucedia no século XVII.” Não podemos fingir que não o sabemos: houve muitas coisas que permaneceram iguais. Trata-se de uma obra coral, cujos significados são mais o conjunto das personagens do que os indivíduos isolados. Não é por acaso que Manzoni é um narrador capaz de atrair os leitores mais variados; e foi esta capacidade de aproximação que, sem dúvida, fascinou Bergoglio”» (Da Apresentação). «Li três vezes o livro Os Noivos e, agora, tenho-o na secretária para voltar a lê-lo. Manzoni deu-me muito» (Papa Francisco).

Críticas de Imprensa
«A publicação da tradução de Os Noivos (I Promessi Sposi), de Alessandro Manzoni (por José Colaço Barreiros, um mestre, nas Edições Paulinas) é um grande acontecimento. Um romance, um grande fresco italiano.»
Francisco José Viegas, in Correio da Manhã


Sem comentários: