quinta-feira, 9 de abril de 2015

A história de Isabel dos Santos, a mulher mais rica e poderosa de Portugal


Isabel dos Santos
Segredos e poder do dinheiro
de Filipe S. Fernandes

Sinopse
A mulher mais rica e poderosa de Portugal é a angolana Isabel dos Santos e segundo a revista Forbes é a primeira bilionária africana com uma fortuna avaliada em 3,7 mil milhões de dólares. Contudo, pouco se sabe sobre a sua vida e o seu império.
Será Isabel dos Santos testa de ferro nos negócios do pai, José Eduardo dos Santos? Será ela um novo modelo de empresária africana, que prefere os negócios à política? Terá sido favorecida por ser a filha do Presidente da República de Angola desde 1979? Será que a sua formação anglo-saxónica lhe deu competências que poucos angolanos têm? Será que Isabel pode gostar de diamantes, champanhe, de festas em lugares paradisíacos e ser discreta?
Quando e como fez Isabel dos Santos o seu primeiro milhão? Nos diamantes? Na concessão da rede de telemóveis, a Unitel que tem gerado milhões e milhões? Por que é Isabel dos Santos o símbolo do empresariado angolano e africano e, ao mesmo tempo, um exemplo da plutocracia e da extração de recursos com escasso proveito para o povo angolano? Como é que Isabel dos Santos gere o seu império empresarial que tem empresas em Angola, Portugal, Suíça, Cabo Verde? Por que razão é o membro do clã Santos com mais negócios e dinheiro? O poder de Isabel dos Santos em Portugal é temível ou é parte do futuro?

Filipe S. Fernandes é autor de vários livros, entre os quais: As Vítimas Do Furacão Espírito Santo e O Homem Sonae.

Sem comentários: