sexta-feira, 24 de abril de 2015

«Cor Animal», de Agustín Agra e Maya Hanisch

Data de Publicação: 24/04/2015
N.º de Páginas: 36

Com textos descritivos do biólogo e escritor galego Agustín Agra (autor de várias obras infanto-juvenis como O tesouro da Lagoa de Reid ‘Is e Trampa de luz), o livro Cor Animal compila vinte e oito estampas de animais, oriundos de vários continentes, que vivem no habitat selvagem. Desde mamíferos, aves, peixes e répteis ao longo das páginas cartonadas vamos tendo conhecimento de curiosos detalhes sobre cada animal: a origem, o revestimento do corpo, dimensões, como e o que costumam caçar, etc., de forma a dar ao leitor uma ideia geral das suas principais características.
Neste mini-inventário de animais é possível ficarmos a conhecer melhor, por exemplo: a zebra, que segundo o autor é um animal muito corajoso; o quetzal, «uma ave silenciosa» que tem como alimento favorito os abacates silvestres; o deslumbrante e vaidoso pavão; o peixe-palhaço, que defende-se dos outros predadores marinhos ao nadar em conjunto com as anémonas; ou a borboleta asa-de-pássaro, simplesmente a maior borboleta existente no mundo!
Este álbum em capa dura ganha muito valor com as ilustrações da chilena Maya Hanissch, onde os animais são apresentados com texturas garridas e originais, representando o mais possível a fisionomia original de cada espécie retratado. Através da técnica de colagem utilizada, as estampas transmitem cor, movimento e vida aos animais. Como fonte de inspiração faz-nos parecer que a ilustradora é uma seguidora atenta dos trabalhos de Eric Carle, por utilizar o mesmo modus operandi artístico que o conceituado autor e ilustrador.
Cor Animal, a primeira obra de Agustín Agra sob o selo da Kalandraka, não ambiciona mais do que ser um livro instrutivo e divertido, e uma forma especial de pais e educadores explorarem e partilharem com os primeiros leitores espécies muito diferentes de seres vivos existentes, despertando na criança a consciência de que a diversidade faz parte integrante da vida.
Eis três outros livros que têm também textos descritivos e ilustrações sobre animais: Inventário Ilustrado de Animais, Inventário Ilustrado de Animais Com Cauda e Queridos Extintos.

Cor Animal é a segunda novidade publicada este mês pela Kalandraka, uma semana após ter chegado às livrarias Eu Ponho-te Bom, Disse o Urso.


Sem comentários: