quinta-feira, 2 de abril de 2015

Manuel Palito matou, João Bonifácio investigou. Uma história de violência doméstica num grande livro


Daqui não Sais Viva
de João Bonifácio

Guerra e Paz|Clube do Livro SIC

O crime de Manuel Palito é conhecido: há um ano assassinou duas mulheres a sangue frio e feriu ainda a sua filha e a ex-mulher. Andou fugido à polícia durante 34 dias e contou com ajuda da população de duas aldeias para se esconder e sobreviver. Manuel Palito está agora a ser julgado pelos seus actos.

O jornalista João Bonifácio não se limitou a seguir todos os passos desses bárbaros assassínios. Durante um mês, João Bonifácio viveu em Trevões e Valongo dos Azeites, as aldeias do interior onde tudo se passou.

Descobriu uma realidade perturbadora. Há, no Portugal profundo, uma sexualidade reprimida e uma afectividade tortuosa que explicam, porventura, a explosão de violência doméstica a que temos assistido nos últimos tempos. Este é um livro que relata um crime, mas sobretudo os episódios e as vivências que o originam, dando voz aos seus protagonistas.

E o que mais impressiona é o silêncio, o medo de falar de tantas mulheres, quando elas são as primeiras e principais vítimas da violência doméstica. Daqui não Sais Viva, o livro nascido dessa reportagem, um livro que se insere na tradição do novo jornalismo de grandes escritores americanos, como Truman Capote, Tom Wolfe ou Normal Mailer, chega às livrarias a 8 de Abril.

A sessão de lançamento decorre a 9 de Abril, às 18h30, na Bertrand Picoas, no Picoas Plaza, em Lisboa. Com apresentação de Fernanda Câncio e Pedro Marques Lopes.

Sem comentários: