sexta-feira, 3 de abril de 2015

«O Bom Alemão» é o mais recente romance do jornalista José Manuel Saraiva

O Bom Alemão
de José Manuel Saraiva

Páginas: 244
Editora: Clube do Autor
Depois de vários romances, todos muito bem recebidos pela crítica e pelos leitores, José Manuel Saraiva regressa às livrarias de todo o país com a história de um bom alemão.
O jornalista que fez a Guerra Colonial e dedicou a sua vida profissional ao jornalismo foi buscar às memórias antigas desses anos de conflito a matéria para melhor entrar na vida das personagens deste romance. O Bom Alemão (disponível a partir de 9 de Abril) narra uma história em que o amor se mistura com a dúvida mas é, sobretudo, um romance que faz refletir sobre a complexidade da condição humana.

Sinopse
Nicole e Fritz têm muito pouco em comum para além de um passado marcado pela Segunda Guerra e por sucessivos desaires amorosos. As circunstâncias especiais em que se conhecem geram, porém, entre eles um sentimento de total confiança mútua e cumplicidade.
Mas Fritz é um homem destroçado por uma herança demasiado penosa e não consegue afastar as dúvidas de Nicole sobre a sua verdadeira natureza. Confrontados com os seus próprios limites de perdão e de tolerância, serão arrastados para um desfecho imprevisível e irreparável.

O autor
José Manuel Saraiva nasceu na aldeia de Santo António d'Alva, em 1946. Foi jornalista, tendo pertencido aos quadros de O Diário, Diário de Lisboa, Grande Reportagem e Expresso.
É autor de dois comentários sobre a Guerra Colonial, produzidos pela SIC, um dos quais foi transmitido pelo canal Arte em França e na Alemanha. É sua igualmente a história que deu origem ao telefilme A Noiva, de Luis Galvão Teles.
Em 2001, publica a sua primeira obra, As Lágrimas de Aquiles. Seguiram-se os romances Rosa Brava (2005) e Aos Olhos de Deus (2008), que o consagraram como um dos mais populares autores portugueses. 
 

Sem comentários: