terça-feira, 26 de maio de 2015

A história de Pinóquio está de volta às livrarias, agora enriquecida com ilustrações de Roberto Innocenti

As Aventuras de Pinóquio
com texto de Carlo Collodi
e ilustrações de Roberto Innocenti
Sinopse
Como muitos meninos, Pinóquio gosta de fazer traquinices, desobedecer aos mais velhos e estudar o menos possível. Também gosta de fazer o que lhe apetece e não se preocupar com as consequências. Mas Pinóquio não é um menino como os outros...
Do mesmo ilustrador do livro A História de Erika.

Para mais informações sobre o livro, clica aqui.


Nas livrarias a partir de 29 de Maio:
O Que Está Lá Fora
com texto e ilustrações de Maurice Sendak
Sinopse
Quando o Pai andava no mar e a Mãe esperava no jardim, Ida tocava a sua trombeta mágica para sossegar o bebé, mas sem nunca olhar… "O que está lá fora" é o terceiro título da trilogia de contos oníricos de que fazem parte "Onde vivem os monstros" e "Na cozinha da noite" (ver aqui).
Foi publicado em 1981, após uma viagem de Maurice Sendak à Alemanha, a propósito da ilustração dos contos dos irmãos Grimm. O traço dos pintores românticos alemães - sobretudo o de Philipp Otto Runge - é visível neste livro. Transparece também a influência dos contos de fadas, nos quais Sendak se baseia para desvelar as emoções da protagonista relativamente à sua irmã mais nova, que ela deverá resgatar - com audácia, responsabilidade e valentia - dos duendes que a raptaram. Além disso, são ainda abordados temas como a capacidade para resolver os erros cometidos, a lealdade para consigo mesmo e para com os outros num mundo confuso. 
De destacar é a combinação de duas melodias - visual e sonora - que se mesclam, dando lugar a mensagens plenas de ambiguidade que são indubitavelmente captadas pelos leitores infantis de forma intuitiva. As ilustrações estão repletas de detalhes, símbolos e referências: por exemplo, a natureza volta a crescer proporcionalmente à intensidade da fantasia. "Basicamente, é a minha história e a da minha irmã", disse Sendak a propósito desta obra. "Ela é a Ida e a sua irritação, e até mesmo raiva, pelo facto de ter de tomar conta de mim. Insinuar esta faceta de um relacionamento num livro para crianças não é fácil para os críticos porque há uma perceção errada do que é um livro infantil, do que deve ou não abordar… Na essência, a ideia é que eles sejam sãos, divertidos, engenhosos e otimistas; que não mostrem as pequenas misérias da vida real. Mas eu lembro-me de como era a vida real e não sabia escrever sobre outra coisa".

Nas livrarias a partir de 12 de Junho:
com texto de Jose Antonio Abad Varela
e ilustrações de Xosé Cobas

Contém CD com música interpretada por Giuseppe Sinopoli
Sinopse
Depois de As quatro estações e de O Carnaval dos Animais, a Kalandraka acrescenta mais um volume à sua COLEÇÃO CLÁSSICA. Desta vez, é a famosa composição do autor russo do século XIX, Modest Mussorgsky, que é acompanhada pelo texto de José Antonio Abad.
O leitor, enquanto ouve a música do CD, interpretada por Giuseppe Sinopoli, e admira as ilustrações de Xosé Cobas, é convidado a entrar num museu. Aí, segue os passos de um ganso muito curioso e, tal como ele, ficará assombrado com os quadros de uma exposição. Quadros de uma exposição é talvez a obra mais famosa de Mussorgsky que se inspirou na exposição póstuma de dez pinturas feitas pelo seu amigo Rimsky-Korsakov. Esta suíte é constituída por dez números. Entre um quadro e o outro, o compositor criou o tema do ‘passeio’ ou ‘promenade’, que vai descrevendo os ‘passos’ do visitante.

Sem comentários: