quarta-feira, 13 de maio de 2015

«Estrangeira a Mim Mesma» é o título do primeiro romance de Léa Ferreira

Sinopse
Nascida em França de pais portugueses emigrados nos anos 70, Sophie Pereira é uma jovem em busca de si mesma. Acompanhamos o seu dia-a-dia, o seu novo início em que vai ser confrontada com o seu passado e a sua dificuldade em lidar com as suas origens. É com uma pitada de humorismo que vamos assistindo às suas interrogações e ao desenvolvimento das suas relações, principalmente à sua relação com um jovem empresário francês.

A sua história entrelaça-se com lembranças de familiares que emigraram nos anos 70 e explicita o que vivem os luso-descendentes dessa geração, como também trata da dura realidade dos jovens portugueses que, também hoje, são constrangidos a emigrar por causa da crise económica destes últimos anos.

Excerto
«Estamos de novo diante de mini-loiças, como as que usava em criança, com um mini-soufflé de chocolate preto na sua mini-forma, pousada sobre um pratinho onde ondula um fio de creme vermelho, com certeza decorativo, e onde se perdem três framboesas.
As conversas continuam e eu ausento-me. Entro nas profundezas dos meus sentidos. Aproveito a calma para me concentrar nas sensações produzidas pelo chocolate ainda morno e macio e as framboesas frescas e acídulas.
― Com certeza, não se lembra de mim. Estive na semana passada na empresa.
Perco a concentração na sensação produzida pelo esmagar da superfície aveludada das framboesas entre o palato e a língua. Viro-me para o lado esquerdo e encontro dois olhos verdes ou dourados. Gostaria de poder continuar o meu joguinho e perguntar se é algum cliente ou algum novo técnico. Mas pressagio que serei eu a fazer figura de urso.
― É possível.»

A autora
Léa Ferreira nasceu em França de pais portugueses. Cresceu na região parisiense, mas prosseguiu os estudos universitários em Portugal onde se licenciou em Línguas. Desde muito jovem escreve contos e romances que foi partilhando com amigos e professores. Perante a oportunidade oferecida pelas plataformas de auto-publicação, decidiu lançar o seu primeiro romance Estrangeira a mim mesma. Desde 2007 ensina Língua Portuguesa na Universidade de Pádua em Itália.

O livro, em formato papel, posso ser adquirido através do e-mail: editionlf@gmail.com. Em formato digital, a obra está disponível nas lojas virtuais Kobo e Amazon.

Sem comentários: