quinta-feira, 7 de maio de 2015

Novo livro do jornalista Nuno Tiago Pinto: «Os Combatentes Portugueses do "Estado Islâmico"»

Pág. do livro no Facebook

Os Combatentes Portugueses do «Estado Islâmico»
Quem são, o que querem e no que acreditam
de Nuno Tiago Pinto

Saiba como o «Estado Islâmico» se tornou o mais poderoso grupo terrorista mundial e conheça a história dos portugueses que combatem nas suas fileiras.

Sinopse
Quando o fotojornalista John Cantlie regressou ao Reino Unido, após uma semana de cativeiro na Síria, no Verão de 2012, revelou às autoridades um dado inquietante: entre os seus raptores havia vários britânicos. Após alguns meses de investigações, os serviços secretos identificaram um grupo de portugueses residentes em Londres, convertidos ao Islão, que tinha viajado para a região. A probabilidade de estarem envolvidos no rapto do repórter era grande. Um desses homens continuava na zona, a circular através da fronteira entre a Turquia e a Síria.
Informados pelos britânicos, desde então que os serviços e forças de segurança portugueses seguem a actividade de Nero, Celso, Edgar, Fábio, Sandro, das suas mulheres e de alguns amigos também com nacionalidade portuguesa. Um deles chegou mesmo a ser detido em Janeiro de 2013, no aeroporto de Gatwick. Esta vigilância permitiu identificar transferências de dinheiro para Lisboa e a sua entrega em mão a candidatos a jihadistas que passaram por Portugal a caminho da Síria.
A eles juntaram-se outros combatentes portugueses. Filhos de emigrantes, nasceram em França, Holanda e Luxemburgo e formam o contingente de cidadãos com passaporte nacional a combater nas fileiras do Estado Islâmico.
O que leva cidadãos aparentemente pacíficos a transformarem subitamente a sua vida e ingressar num mundo da violência e terrorismo? E como foram recrutados para o Estado Islâmico? Porque se converteram ao Islão? Qual o seu papel na estrutura do grupo? O jornalista Nuno Tiago Pinto responde a estas e a outras perguntas ao longo de um livro inquietante sobre uma realidade mais próxima de nós do que muitas vezes pensamos.
Excerto: «Juro por Alá, que criou os Céus e a Terra, que vamos lutar até as pessoas testemunhem que não há outro Deus. Matar é fácil. Sobretudo quando temos de matar aqueles que violaram mulheres e crianças. E ainda é mais fácil matar aqueles que matam muçulmanos porque eles querem obedecer a Alá.»
Abdurahman Al Andalus 
O autor
Nuno Tiago Pinto nasceu em 1978, em Lisboa. Licenciou-se em Relações Internacionais e tirou um curso de especialização em jornalismo no CENJOR. Passou pela redação da Sic Notícias, foi editor de Internacional e de Sociedade no semanário O Independente e é atualmente subeditor da revista SÁBADO. Maria das Dores, a viúva negra (Sextante Editora, 2010) foi o seu primeiro livro publicado, seguindo-se Dias de Coragem e Amizade (A Esfera dos Livros, 2011).


Sem comentários: