quinta-feira, 7 de maio de 2015

O romance «Samarcanda» é segundo o 'The Times' "Um dos melhores romances históricos de sempre"

Samarcanda
de Amin Maalouf
Sinopse
Acusado de colocar em causa os códigos mais sagrados do Islão, o poeta persa Omar Khayyam encontra fortuitamente a simpatia do homem que é suposto julgar os seus crimes.
Reconhecendo o seu génio, o juiz decide poupá-lo e oferece-lhe um pequeno livro em branco, encorajando-o a colocar naquele livro a coleção dos seus pensamentos mais profundos. Assim começa a combinação perfeita de realidade e ficção que é Samarcanda.
Críticas internacionais
«Um livro extraordinário! As descrições que Maalouf faz das cortes, do bazar e das vidas de místicos, reis e amantes entretecem-se numa prosa evocativa e lânguida.»
The Independent

«Um dos melhores romances históricos de sempre.»
The Times

O autor
Amin Maalouf é jornalista e romancista libanês. Venceu o Prix des Maisons de la Press, o Prémio Goncourt e o Prémio Príncipe das Astúrias.
A maior parte dos seus livros têm um cenário histórico e, à semelhança de Umberto Eco, Orhan Pamuk e Arturo Pérez- Reverte, Maalouf mistura factos históricos fascinantes com fantasia e ideias filosóficas. Numa entrevista, Maalouf afirmou que o seu papel enquanto escritor consiste em criar «mitos positivos».
Escritas com a habilidade de um magnífico contador de histórias, as obras de Maalouf dão-nos uma visão apurada dos valores e comportamentos de diferentes culturas do Médio Oriente, de África e do mundo mediterrânico.

Sem comentários: