domingo, 28 de junho de 2015

«Como Ser Feliz», de Lee Crutchley

Editora: Arena
Data de Publicação: Junho 2015
N.º de Páginas: 160

Em nota introdutória, o escritor e ilustrador britânico Lee Crutchley diz que os livros com menos probalidades de mudar a nossa vida são os que prometem fazê-lo. É por isso que Como Ser Feliz, a terceira obra do autor, publicada em Maio nos Estados Unidos sob o título How To Be Happy, não promete fazer milagres a quem tenha um défice de felicidade, esteja deprimido ou simplesmente sinta-se desanimado.
Freud já dizia: «A felicidade é um problema individual. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz.» Portanto, este livro publicado pela editora Arena não revela segredos nem fórmulas milagrosas para o que quer que seja; ele ajuda-nos a descobrir e a recordar algumas coisas que nos fazem sentir mais feliz.
Através de exercícios, questionários, listas e questões como «Como é que te sentes?», «De que cor é a tua disposição?» e «Qual é o formato da tua vida?», o autor faz-nos reflectir sobre o nível em que se encontra a nossa felicidade, dando-nos também algumas dicas prácticas para que possamos elaborar um plano acessível e personalizado para elevar os nossos níveis de bem-estar e de alegria.
Para Crutchley ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos, e é por isso que não faz mal sentirmo-nos felizes ou tristes. Ou seja, andarmos constantemente em busca da tão almejada felicidade ou querermos não nos sentir desanimados, se assim os acontecimentos que vivenciamos são dificultosos e constrangedores física e psicologicamente, é contranatura. Aceitar os nossos estados emocionais, positivos ou negativos, é uma forma de não remarmos contra a maré, e assim, deixamos que as vicissitudes e obstáculos do quotidiano se dissipem mais depressa.
Como Ser Feliz é um livro de auto-ajuda, mas difere-se muito da extrema maioria deles. Neste livro original e estimulante o leitor tem a oportunidade de escrever nele, tanto quanto o autor. Muitos são os espaços em branco, as linhas para listarmos as nossas prioridades, várias são as ilustrações criativas em forma de balões e caixas, além de que o autor inclui com constância algumas frases motivacionais de grandes personalidades, que reforçam a nossa autoestima. De salientar os separadores em fundo preto com texto na cor branco, que em forma de analogia cromática nos relembra que para que haja equilíbrio há que haver dois extremos na balança: um mais pesado e outro mais leve.
Como Ser Feliz é um guia prático, literalmente, e encorajador, que oferece conselhos excelentes para nutrir os sentimentos positivos, através de exercícios destinados a aumentar o nível individual de felicidade. É uma obra acessível que irá inspirar qualquer leitor, seja qual for a sua idade.

22 comentários:

Anónimo disse...

Tenho muita curiosidade neste livro. Parece-me diferente e interessante.

Paula Suspiros disse...

Parece-me bastante interessante este livro, obrigada pela partilha de informação!

Maria Cunha disse...

Um título muito apelativo a uma questão que todos nós procuramos!

Açucena Flor disse...

Quero muito ler!

Unknown disse...

gostava de ler para me inspirar.

Unknown disse...

Que ideia tão criativa! É daqueles que dá vontade de ler pela capa :$

Unknown disse...

Gostava muito de ler este livro, deve ser muito interessante .

Maria Dias disse...

GOSTARIA MUITO DE LER,POIS HÁ MUITO TEMPO QUE PROCURO ALGO QUE ME AJUDE A LUTAR POR SER FELIZ

Nuno Antunes disse...

Um livro que gostava de ler, pois parece bastante atual, relevante e interessante!

Sílvia Caseiro disse...

Gostaria de ler este livro pois parece ser muito interessante :D

Tânia Martins disse...

Estou com curiosidade de ler este livro, todos nós tentamos todos os dias ser ainda mais felizes.

Paula disse...

Tenho bastante curiosidade em ler este livro.

Unknown disse...

O título do livro é apelativo, uma vez que nesta realidade caótica e descartável, a felicidade parece cada vez mais difícil de alcançar. Gostaria de lê-lo, gosto deste tipo de literatura, embora o meu lema de vida, nesta fase, seja viver um dia de cada vez e acredito que a felicidade são pequenos momentos no dia-a-dia e não uma meta a alcançar.

Jorge Martins disse...

Um livro que é uma boa dica, sobre tudo o que nos todos ambicionamos na vida!!!

isa disse...

um livro que gostava de ler :)

Blue disse...

Um livro que gostava de ler, fala de um tema importante para mim.

im disse...

esse livro rabiscado parece me muito bem!

Unknown disse...

Sem duvida que é um livro que me desperta muita curiosidade em lê-lo. Provavelmente um dos próximos a ser adquirido ! :D

Anónimo disse...

Não há dúvida que este é o meu tipo de livro, não me canso de ler esta tematica e aprendo com todos eles e sim este está a piscar-me o olho, fiquei bem curiosa. :)

Cátia Antunes disse...

Mais um para a wishlist ^_^

AnaBelinha disse...

Este livro e a felicidade

Ana Oliveira disse...

Deve ser mesmo muito interessante! Adoro livros de auto-ajuda!