quinta-feira, 4 de junho de 2015

Goya e Naná, os animais de estimação de José Jorge Letria e de Ruy de Carvalho

A 3 de Junho, as livrarias abriram a porta a Goya, o cão de José Jorge Letria, companheiro de muitas noites e reflexões. Na linha de inúmeros escritores que dedicam obras aos seus animais, A Vida Segundo Goya é uma homenagem ao fiel amigo do autor. Uma viagem de emoções e saudades, onde o pequeno e ágil Goya, curioso caçador de toupeiras e chinchilas, devorador de chocolate, é a personagem central. A Vida Segundo Goya (Guerra e Paz Editores) é um manifesto contra a solidão, um livro para quem gosta de animais.

Naná, o meu amor de quatro patas está disponível a partir do dia 17 deste mês e quem publica este novo livro de Ruy de Carvalho, que tem a colaboração da filha do actor, é a Editora Matéria-Prima. Neste livro de memórias Ruy de Carvalho passa em revista alguns dos momentos mais marcantes que vivenciou com a sua cadelinha Naná.
Sinopse
Quando chegou, Goya era pequeno e ágil, movido pela fantástica curiosidade de um caçador de toupeiras a descobrir uma terra nova, uma casa nova. Afeiçoaram-se depressa.
«Dorme à vontade no meu colo, Goya» é o convite de José Jorge Letria a um cão sem pressa, que tanto gosta de chocolate.

Excerto
«Goya deixou-se viciar pela comida, pelo seu aroma, pelo ruído dos pratos e dos talheres. A cozinha fascina-o. Fica sentado à espera que algum pedaço de carne, de peixe ou de massa fique subitamente ao seu alcance. Mal o come, pede mais, reclama o reforço da dose com um pequeno ronco que eu talvez me atreva a traduzir por «quero mais, muito mais!».


Excerto
«Não há vergonha em chorar, nem em mostrar a importância que a presença de um animal pode ter nas nossas vidas»

Outro livro que também pode interessar: Um Homem e o Seu Cão, de Thomas Mann


Sem comentários: