segunda-feira, 22 de junho de 2015

Novidades | Editora Coisas de Ler

O Percurso de um Psicanalista
Sessões de análise revisitadas
de Maria do Rosário Belo

«O Percurso de um Psicanalista: Sessões de análise revisitadas de Maria do Rosário Belo Gomes é uma colectânea de textos de teoria e prática psicanalistas que primam pelo espírito desempoeirado da au­tora, a autenticidade da sua presença e a argúcia na resposta à necessi­dade do outro. Efectivamente, é de um interlocutor lúcido, disponível e responsivo que deveras o paciente precisa; alguém que vá até ele no propósito de o entender, iluminar a circunstância – função de farol – e assistir o processo de auto-análise – função de catalisador.»
António Coimbra de Matos in Prefácio

A autora
Psicanalista. Membro fundador e didata da Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica (AP). Formada em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), em 1993, e em Psicanálise pela Sociedade Portuguesa de Psicanálise . Atualmente coordena, com António Coimbra de Matos, o recém-formado grupo Winnicott Portugal.


Sair Bem
Médicos e Enfermeiros nos Trajetos Finais das suas Vidas Profissionais
de Marianela Ferreira

Sinopse: Neste livro procuramos sintetizar os resultados da investigação desenvolvida no âmbito de um projeto de doutoramento em Sociologia focada numa problemática atual: as razões subjacentes aos processos de tomada de decisão de dois grupos profissionais de saúde – médicos e enfermeiros com idades entre os 55 e os 65 anos – face à respetiva atividade profissional, seja pelo prolongamento temporal da mesma ou, inversamente, pelo abandono da atividade profissional por aposentação, no contexto de duas organizações.
Contém Prefácio do Prof. Doutor Constantino Sakellarides

A autora
Nasceu em 1966 em Angola. Licenciou-se em Serviço Social. Mestre em Ciências do Serviço Social e doutorou-se em Sociologia com uma investigação sobre as “Representações e as Práticas da Gestão da Idade em Grupos Profissionais de Saúde – um estudo de caso de médicos e enfermeiros do distrito do Porto”, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Fundadora de uma empresa de prestação de serviços na área social. Foi docente na Escola Superior de Educação do Porto até 2008.
É investigadora integrada do Instituto de Saúde Publica do Porto e investigadora associada do Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Tem desenvolvido trabalho de investigação em áreas do envelhecimento, transição para a reforma e saúde que resultou em vários artigos, comunicações nacionais e internacionais e capítulos de livros científicos.


Sem comentários: