quinta-feira, 11 de junho de 2015

Sugestões de leituras para este Verão, a cargo do Grupo Editorial Penguin Random House

O Verão está quase quase a chegar e muitos leitores já estão a fazer listas dos livros que irão ler na praia. Eis algumas sugestões de leituras de novidades das editoras Suma de Letras, Alfaguara, Arena e Companhia das Letras, acabadas de sair para as livrarias e outras que já na próxima semana lá chegarão. Um dos destaques é o romance com o título O Jantar, que foi um sucesso junto do público e da crítica no norte da Europa e só na Holanda vendeu 700 mil exemplares. "Até onde iria para proteger a sua família" é a pergunta que sobressai da leitura deste livro perturbador, que segundo o Sunday Times: «Vai ser o assunto do verão.» Herman Koch, o autor, estará em Portugal entre os dias 16 e 18 deste mês.


O Jantar
de Herman Koch
Sinopse
Noite de Verão em Amsterdão: dois casais encontram-se para jantar num restaurante sofisticado. A trivialidade da conversa, sobre férias e trabalho, entre garfadas satisfeitas e sorrisos educados, deixa adivinhar um jantar aparentemente normal. Aparentemente.
É quando chega o prato principal que descobrimos que os casais não se juntaram para jantar pelo prazer da refeição e da companhia, mas para discutir um acto de violência ignóbil cometido pelos filhos de ambos. Aliás, não para discutir o acto em si, mas para decidir como deverão as famílias agir face ao crime.
Entre status e família, vamos descobrindo até onde estão as pessoas dispostas a ir para defender o que é seu e impedir o seu pequeno mundo de cair por terra.
À medida que a refeição avança e se precipita a revelação de segredos e traições, a tensão crescente entre os casais encaminha-se para um final dramático.
Todos têm algo a perder e ninguém pode clamar inocência.
A natureza do mal exposta à mesa de jantar e a subtileza (i)moral da narrativa fazem desta uma história provocadora, controversa, tensa e brilhante. Um romance que conquistou a crítica e arrasou as tabelas de livros mais vendidos, com perto de um milhão de exemplares em todo o mundo.

Críticas da imprensa internacional
«Deliciosamente negro. Uma leitura imprescindível para o Verão.»
Independent

«Apaixonante. Vai ser o assunto do verão.»
Sunday Times

«Uma Gone Girl europeia. O Jantar é um thriller psicológico astuto em torno de um crime horrendo e das suas consequências para duas famílias. (…) Um dos romances mais aguardados do Verão.»
The Wall Street Journal

«Uma refeição da classe média alta transforma-se numa janela improvável para o privilégio, a violência e a loucura. Koch (…) levanta uma questão pertinente: que dívida é a dos pais em relação aos seus filhos e quanto do carácter destes é herdado dos pais… Uma visão arrepiante do abjecto manter de aparências.»
Kirkus Reviews

«Um livro que interessará muitíssimo a todos aqueles que gostam de ver o que acontece quando determinadas convicções confortáveis das famílias da classe média se estilhaçam, quando o finíssimo verniz da decência e das boas maneiras estala de vez e deixa a descoberto as violentas criaturas que espreitam à superfície.»
The Guardian

«O Jantar demonstra o quão poderosa pode ser a ficção no desmascarar do mundo moderno (…) Farto de As Cinquenta Sombras de Grey? Então leia O Jantar – e veja o que é ficar chocado.»
The Economist



Younger
Mais Uma Oportunidade
de Pamela Redmond Satran
Sinopse
Agora que o marido desapareceu e a filha cresceu, Alice precisa desesperadamente de uma nova vida. Graças a alguma tinta para o cabelo e a uns jeans justos, conquista um homem mais jovem e o trabalho que tinha antes de se converter numa mãe a tempo inteiro. Pela primeira vez, Alice, ao lado do jovem Josh e com o trabalho na editora, sente-se verdadeira e que a vida lhe está a oferecer muitas possibilidades.

Excerto
«Durante anos, sempre que a via dormir, conseguia ver a bebé no seu rosto crescido. Mas agora não havia qualquer vestígio da bebé, da criança pequena que fora. Em vez disso, percebi, chocada, que o que via ali era eu mesma - a Alice jovem que andava a tentar parecer, a rapariga que fora em tempos.» (p. 217)



Wayward Pines - Revolta
de Blake Crouch
Sinopse
Aninhada entre montanhas perfeitas, a idílica cidade de Wayward Pines é um paraíso... se esquecermos a vedação electrificada e o arame farpado, os franco-atiradores que vigiam tudo permanentemente e a vigilância atenta que detecta cada palavra e cada gesto. Ethan Burke viu o mundo do outro lado. Ele é o xerife da comunidade e um dos poucos que conhecem a verdade.

Críticas da imprensa
«A escalada de suspense do romance é difícil de suportar mas a reviravolta final consegue ir ainda mais além. Uma leitura trepidante, impossível de parar.»
Booklist

«Wayward Pines é mais um excelente esforço de um escritor que, posso garantir, consegue criar mundos capazes de nos rebentar a cabeça e ainda mais...»
Fantasy Book Critic

A Triologia
Primeiro livro da trilogia, já publicado: Wayward Pines - Paraíso.
O último título, a publicar em breve: Wayward Pines - Caos.



Como Ser Feliz
de Lee Crutchley
Sinopse
Será que um livro pode criar felicidade? Terá a resposta quem tiver este livro nas suas mãos. Através de desafios simples, surpreendentes e divertidos, este livro vai ajudá-lo a ver a vida de uma nova perspectiva e a redescobrir a alegria de cada dia. Abra a primeira página e prepare-se para um novo começo, cheio de promessa e esperança.


Corpo de Verão
de Ana Bravo
Sinopse
Plano de 20 dias com o que é necessário fazer para emagrecer e ficar com o corpo perfeito para o Verão, e não só. Pode ser usado durante o ano inteiro. Inclui receitas para cada um dos dias do plano e ainda opções fáceis para quem quer marmitar. Contempla uma lista de compras e esquemas para que possamos aprender a encontrar nos rótulos tudo aquilo que devemos evitar. Contém uma parte dedicada ao exercício físico.
Da mesma autora, publicado anteriormente: A Dieta Viva! e Saúde no Tacho.



Cenas de Uma Adolescente
de Maria Bravo, em co-autoria com Isabel Martins, Fátima Palma, Lúcia Correia e Maria José Alves
Sinopse
«Este livro é resultado de um trabalho conjunto entre a liberdade da ficção e o rigor da ciência, com um único objectivo: conseguir que a adolescência deixe de ser uma coisa tão estranha.»



Dias Perfeitos
de Raphael Montes
Sinopse
Téo é um solitário estudante de Medicina que divide o seu tempo entre cuidar da mãe paraplégica e examinar cadáveres nas aulas. Durante uma festa, conhece Clarice. Obcecado por ela, começa então uma aproximação doentia, que o leva a tomar uma atitude extrema que estabelece entre o casal uma rotina repleta de tortura psicológica e sordidez.
Dias Perfeitos é uma história de amor, sequestro e obsessão.

Sem comentários: