quinta-feira, 16 de julho de 2015

A conceituada série de livros infantis 'Little Bear', de Else Holmelund Minarik e Maurice Sendak, começa a ser editada pela Kalandraka

Little Bear é uma série de seis livros infantis, que obtiveram e continuam a conquistar a preferência dos primeiros leitores em todo o mundo. Os protagonistas das obras aconselhadas para crianças com idades a partir dos 4 anos, são uma família de ursos muito especiais. 
As histórias são dadas a conhecer de forma simples, e são ideais para serem lidas mas também contadas, uma vez que convidam à participação do público infantil através de frases e fórmulas que facilmente se podem repetir.
O texto destes livros é da autoria da escritora, professora e também jornalista dinamarquesa Else Holmelund Minarik (1920-2012); Maurice Sendak (1928-2012) ilustrou os cinco primeiros títulos da colecção, com recurso a um estilo inspirado nas gravuras antigas, tanto a três como a quatro cores. As suas personagens, expressivas, representando tanto cenas reais como imaginárias, transmitem ternura e proximidade.

Urso Pequeno e Um Beijo para Urso Pequeno foram publicados em 1957 e 1968, respectivamente, e são os dois primeiros títulos que a Editora Kalandraka faz chegar às livrarias nos próximos dias.


Urso Pequeno
Excerto
«Está frio. Vejam a neve. Vejam a neve a cair.- Mãe, tenho frio - disse o Urso Pequeno. - Olha a neve. Quero qualquer coisa para vestir.»
O livro
Urso Pequeno é o primeiro título de uma série de seis volumes protagonizados por uma família de ursos muito conhecida por muitos leitores de todo o mundo. Com milhões de exemplares vendidos, estas histórias foram, em 1995, também adaptadas para a televisão.
Esta obra é constituída por quatro contos breves que abordam vários aspetos da vida quotidiana destes animais humanizados que destilam simpatia e encanto. A Mãe Ursa, sempre atenta a Urso Pequeno, protege-o do frio, surpreende-o com um bolo no seu aniversário, brinca com ele quando do seu empenho em ir até à Lua e conta-lhe um conto muito especial antes de dormir.



Um Beijo para Urso Pequeno
Excerto
«Gosto mesmo deste desenho - disse o Urso Pequeno. - Olá, Galinha. Este desenho é para a Avó. - Podes levá-lo? - Claro - disse a Galinha. A Avó ficou contente e disse: - Este beijo é para o Urso Pequeno. - Podes levá-lo, Galinha? - Com muito gosto»
O livro
Um Beijo para Urso Pequeno é uma narrativa breve, humorística, carregada de afeto e amor. Afeto de Urso Pequeno para com a Avó, a quem oferece um desenho, que ela por sua vez agradece com um beijo que se vai transmitindo de animal para animal, entre os habitantes do bosque, até chegar ao seu destinatário final. Um beijo itinerante e acumulativo que acaba por ramificar numa história de amor paralela com um final feliz para toda esta adorável vizinhança.
Este clássico destaca-se pela simplicidade do texto e pela ternura das suas personagens, aqui humanizadas. A personalidade de Urso Pequeno faz com que os seus leitores infantis se identifiquem com ele, não só pela sua simpatia, mas também pela sua espontaneidade.
A autora e o ilustrador.
A tradução para português dos 5 livros (Little Bear and the Marco Polo, ilustrado por Dorothy Doubleday, foi publicado em 2010, mas em princípio não será alvo de edição pela Kalandraka), que até meados de Novembro ficarão todos disponíveis, é da autoria de Carla Maia de Almeida.
Títulos originais da série Little Bear:
Little Bear (1957)
Father Bear Comes Home (1959)
Little Bear's Friend (1960)
Little Bear's Visit (1961)
A Kiss for Little Bear (1968)
Little Bear and the Marco Polo (2010)



Sem comentários: