domingo, 5 de julho de 2015

«A Medicina Chinesa», de Tom Williams

Data reimpressão: Novembro 2014
N.º de Páginas: 192

O equilíbrio entre o Yin e Yang é um factor inesquestionável para o bom funcionamento do corpo, mente e espírito, segundo a cultura oriental chinesa. A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) sustenta que a cura de qualquer desequilíbrio/doença é um processo que deve envolver todo o corpo e não apenas o orgão ou foco de mal-estar onde se concentra o objecto a tratar. Tudo o que nos circunda tem interferência directa no nosso estado anímico e emocional. Caroline Myss, Ph.D., autora do best-seller de desenvolvimento pessoal Anatomy of the Spirit, no prefácio do livro A Medicina Chinesa reitera isso mesmo: «quando a doença se desenvolve, independentemente da sua localização, a verdade é que todo o corpo está doente».
Após uma breve introdução, onde o autor apresenta ao leitor a génese e os fundamentos básicos da MTC, é-nos explicado o significado de conceitos como o Chi Kung, o Chi (energia), o Jing (essência), o sistema Zangfu, os padrões dos oito princípios e os cinco elementos vigentes na medicina chinesa: terra, vento, fogo, água e metal. Mais para o final do livro, Tom Williams nos apresenta de forma simples de que forma os profissionais de MTC elaboram os diagnósticos aos pacientes, e nos informa sobre as principais avaliações terapêuticas a fim de facilitar o retorno de cada pessoa a uma situação de equilíbrio e boa saúde, como por exemplo a acupuntura, a moxabustão, a massagem e fitoterapia chinesas.
Composto por oito capítulos que em conjunto procuram esclarecer a filosofia, a teoria e o sistema da MTC, esta obra mais informativa do que prática, fornece respostas para questões como a seguinte: em que difere o sistema chinês dos sistemas a que estamos habituados no Ocidente?
Tom Williams, psicólogo de formação, é um profissional na área da Medicina Chinesa desde fins dos anos 80, numa época em que esta arte milenar (existe há mais de 3.000 anos) era tida, no Ocidente, como pouca credível. Actualmente, as pessoas recorrem cada vez mais às terapias alternativas, e sem dúvida que A Medicina Chinesa — volume n.º 29 da colecção 'Medicinas Alternativas' da Editorial Estampa, reeditado recentemente, ao mesmo tempo que o livro Homeopatia, de Anne Clover (volume n.º 3) — é um livro a ler pelo público que se interessa, estuda e pratica MTC.


Sem comentários: