sexta-feira, 3 de julho de 2015

Biblioteca São Paulo vence prémio de arquitetura

A Biblioteca São Paulo é a vencedora dos prémios FAD de arquitetura 2015, na categoria de interiores. A biblioteca está situada em Apelação (Loures), na Quinta Rainha dos Apóstolos, onde funciona a PAULUS Editora. O projeto é de autoria dos arquitetos Patrícia Marques e J. Paulo Costa, do gabinete Site Specific. Os prémios foram entregues esta quinta-feira numa cerimónia que aconteceu em Barcelona.

Segundo o júri o projeto da Biblioteca São Paulo proporcionou a «criação de um ambiente de recolhimento envolvente, simples, sereno e muito propício à leitura e estudo.» A avaliação dos jurados salienta que «a luz , os materiais escolhidos, as texturas e cores são a base da sábia intenção arquitetónica que, com sensibilidade e inteligência, interpreta as necessidades espirituais da comunidade religiosa.»

O Pe. José Carlos Nunes refere que é uma alegria muito grande que os arquitetos tenham recebido este prémio a partir de uma encomenda da Sociedade São Paulo. «Sempre quisemos um espaço que não fosse um museu de livros, mas sim, um espaço em que os livros dêem vida à nossa missão», refere.

Os prémios FAD de arquitetura são considerados os mais importantes da área na Península Ibérica. Em 2015, 458 obras foram submetidas a concurso, em cinco categorias (arquitetura, interiores, cidade e paisagem, intervenções efémeras e pensamento e crítica).

Sem comentários: