terça-feira, 7 de julho de 2015

Biografia de Maria Barroso (1925-2015)


Maria Barroso
Um Olhar Sobre a Vida
de Leonor Xavier

Sinopse
Maria de Jesus Simões Barroso nasceu no Algarve em 1925. Ainda criança muda-se para Setúbal, onde faz a escola primária, descobre o prazer da escrita e apaixona-se pela leitura. Na adolescência declamava poesia, a família descobre-lhe o talento para a representação. Ainda adolescente torna-se aluna do curso de Representação Dramática do Conservatório Nacional. Nascia uma mulher de palco.

Na companhia Rey Colaço - Robles Monteiro representou, no Teatro Nacional, várias peças sempre com o aplauso da crítica e do público. Em 1945 conhece Mário Soares. Casaram, tiveram dois filhos e um percurso de vida nem sempre fácil devido às sucessivas prisões de Mário Soares, às perseguições políticas de que ambos foram vítimas. Do palco do teatro, para o palco da política, esta mulher enriqueceu a sua vida dedicando-se a muitas causas humanitárias. Criou a Pro Diginitate, a fundação onde ainda trabalha com o mesmo empenho e dedicação que sempre a caracterizaram.

Maria Barroso - Um olhar sobre a vida é mais do que uma biografia. É uma homenagem a uma mulher ímpar na vida cultural do nosso país, uma figura incontornável, um ser humano que, com este livro, aprendemos a admirar.

Excerto
«Gostava de ficar à janela da casa da Avenida Luísa Todi, a comer numa mesinha que me punham ali, e a ver o movimento das pessoas lá fora. Sei que tinha três anos, porque a minha irmã Judite, quatro anos mais pequena do que eu, ainda não tinha nascido. Depois, fomos para Palmela durante um ano, porque a minha mãe foi lá colocada como professora. A nossa casa tinha um rés do chão e um primeiro andar, ao fundo do corredor era a cozinha,
e na despensa havia um cesto de maçãs... até hoje guardo o cheiro dessas maçãs.
A rua tinha uns degraus, lembro-me do barulho dos chocalhos das cabras que lá passavam todas as manhãs. Como não havia classe infantil, eu ia com a minha mãe para a escola.»
----
Pode também interessar:
Biografia de Mário Soares

1 comentário:

Unknown disse...

Estou curiosa de ler