quinta-feira, 2 de julho de 2015

Duas recentes publicações da Editora Livros de Ontem


Desassossego da Liberdade
Colectânea

N.º de páginas: 276
Data de publicação: Maio 2015
Capa e ilustração: João Pedro Fonseca
Organização: Sofia Teixeira (Blogue BranMorrighan)

Sinopse
A colectânea Desassossego da Liberdade é a estreia do programa Guest Bloguer, criado pela Livros de Ontem, em que bloguers de literatura são convidados a organizar uma obra literária.

Sofia Teixeira, do blogue BranMorrighan, é a primeira convidada do programa e apresenta-lhe, em conjunto com a editora Livros de Ontem, uma colectânea surpreendente e repleta de grandes nomes da literatura portuguesa. Adicionalmente, damos a oportunidade a 5 novos autores de publicar um conto em conjunto com alguns dos maiores nomes da cultura portuguesa.

Participações
Contos de Carla M. Soares; Manuel Jorge Marmelo; Nuno Nepomuceno; Pedro Medina Ribeiro e Samuel Pimenta.
Autores convidados: David “Noiserv” Santos e Guillermo de Llera (Primitive Reason).
Autores vencedores: André Mateus; Cláudia Ferreira; Eduardo Duarte; Márcia Balsas e Márcia Costa.

Excerto do conto 'A Cidade', da autoria de Nuno Nepomuceno:
«Vivo numa farsa, é verdade. A minha mulher acha-se feliz, agora que saiu de casa dos pais, agora que conquistou aquilo que ela designa da sua liberdade. Mas não me preocupo, pois sei que muito em breve darei aos meus sogros um bonito neto. Que bem-sucedido serei eu então, quando falecerem e a nós os três deixarem a fortuna, sou ou não um tipo esperto?» (p. 107)



O universo feminino em António Aurélio Gonçalves
de Maria João Gama

N.º de páginas: 186
Data de publicação: Maio 2015

Sinopse
O universo feminino em António Aurélio Gonçalves é a obra de estreia da jornalista e apresentadora de televisão Maria João Gama. Através de um ensaio, a autora aborda a obra do escritor cabo-verdiano António Aurélio Gonçalves, explorando-a pela perspectiva das personagens femininas das novelas do escritor. Uma análise minuciosa e objectiva que dá especial destaque aos aspectos sociais da vida das personagens e aborda questões como a insularidade, a solidão, a prostituição e a infidelidade masculina.

«Vem sendo cada vez mais frequente o interesse dos Mestres graduados em publicarem as suas Dissertações, assim valorizando a divulgação de estudos dedicados a um tema (a uma Literatura) e, ao mesmo tempo, pondo à disposição do público mais restrito dos estudantes trabalhos que poderão ser do maior proveito. São trabalhos que se fazem acompanhar do timbre contrastado pelo seu objectivo primeiro que consiste na obtenção de um grau escolar universitário aferido pela qualidade.»
Prof. Dr. Alberto Carvalho, in Prefácio
Próxima publicação da editora: Pés na Terra, de Alexandra Matos.

Sem comentários: