segunda-feira, 27 de julho de 2015

«Fernão Capelo Gaivota», de Richard Bach

A Editora Lua de Papel publicou no mês passado uma nova edição da magnum opus do autor Richard Bach. Esta novíssima edição de Fernão Capelo Gaivota, o clássico que mudou a vida a milhões de pessoas, inclui um capítulo final (4.ª Parte) inédito, escrito na mesma altura que o manuscrito original, Jonathan Livingston Seagull, em 1970, mas só dado a conhecer ao público em 2014. Como refere o autor no posfácio datado de 2013: «A Quarta Parte, publicada finalmente onde pertence (...) foi escrita quando ninguém conhecia o futuro. Agora conhecemos.»
A obra composta por 144 páginas inclui variadíssimas fotografias de gaivotas, capturadas pela objectiva de Russell Munson, um fotógrafo que começou a fotografar aviões quando ainda era criança, no Colorado. A fotografia e voar têm sido as suas paixões desde então. Estas fotografias além de serem belíssimas ajudam o leitor a interiorizar a fábula que Richard Bach elaborou para este seu livro, que fala sobre o poder dos nossos sonhos - e até onde eles nos podem levar.

Fernão Capelo Gaivota é um livro mágico, que encantou mais de 40 milhões de leitores em todo o mundo, e agora está disponível também em formato eBook.
Excertos
«Aprendeu a voar, e não estava arrependido do preço que tinha de pagar. Fernão Gaivota descobriu que o tédio, o medo e a raiva são as razões por que a vida de uma gaivota é tão curta (...)» (p. 36)

«Quebrem as amarras do vosso pensamento e as amarras do vosso corpo também se quebrarão...» (p. 85)
Sinopse
Fernão é diferente de todas as outras gaivotas do Bando. As outras foram educadas, desde pequenas, a cumprir a sua missão: ir para o mar e trazer o alimento. E é o que fazem, dia após dia, desde sempre. Sem nunca se questionarem por quê. Fernão não percebe. Ele voa por prazer, voa cada vez melhor, e sabe que o voo, em si mesmo, é um dom único. E, aos poucos, desafiando as rígidas regras do Bando, assume o seu desejo de se aperfeiçoar, de usar melhor esse fantástico poder de voar. E procura ir sempre cada vez mais rápido, cada vez mais longe, até onde as asas o levarem - levando as suas experiências ao limite e arriscando a própria vida. Mas o Bando não vê com bons olhos aquelas aventuras. E acaba por expulsá-lo, condenando-o ao exílio…

O autor
Richard Bach é autor de mais de vinte livros, incluindo Ilusões, Um, A Ponte para a Eternidade e Estranho à Terra. Fernão Capelo Gaivota, a sua quarta obra, foi publicada em 1970. Permaneceu dois anos consecutivos na lista dos bestsellers do New York Times, e continua a inspirar sucessivas gerações de leitores desde então. Antigo piloto de caças da força aérea americana, e mais tarde piloto em espetáculos de acrobacias aéreas e mecânico de aviões, ainda hoje pilota hidroaviões.

Sem comentários: