quarta-feira, 8 de julho de 2015

Já à venda: «O Fim é o Meu Início», de Tiziano Terzani

O livro O Fim é o Meu Início, de Tiziano Terzani (464 pp., Editora Self) é uma oportunidade única para os leitores portugueses ficarem a conhecer de perto uma personagem extraordinária de um definitivo cidadão do mundo, num trabalho que vai muito para além de uma jornada de vida. Desde o início de Julho que a obra encontra-se à venda.

Sinopse
Tiziano Terzani, ao saber que chegou ao fim do seu percurso, fala com o filho Folco acerca do que foi a sua vida e do que é a vida: Procurando o sentido das muitas coisas que fez e das muitas pessoas que foi, traça um afresco das grandes paixões do seu tempo. Este livro é um texto único que resume todos os seus livros anteriores, com a particularidade de os preceder e ultrapassar.

O Fim é o Meu Início (La Fini è il Mio Inizio) é o livro de homenagem compilado pelo seu filho, Falco Terzani. Tiziano não resistiu a um cancro que o assolou em 2004. Falco encetou assim a tarefa megalómana de compilar todos os ensinamentos que o pai lhe havia deixado nos últimos anos da sua vida. Mas desenganem-se aqueles que julgarem que este é um simples texto de desenvolvimento pessoal: O Fim é o Meu Início está pejado de histórias dos meandros da política e dos conflitos asiáticos ao longo da segunda metade do século XX, das quais Tiziano retirou as suas próprias ilações.
Um pai conta ao filho a grande viagem da vida.
A obra foi adaptada ao cinema pouco tempo após a sua publicação, tendo Tiziano sido encarnado pelo ator nomeado para Oscar Bruno Ganz (Assiste ao trailer).

O autor
Tiziano Terzani é um jornalista italiano com um conhecimento profundo do seu ofício e da realidade histórico-política da Ásia.
Foi correspondente de jornais tão distintos como o Il Giorno e o alemão Der Spiegel, entre outros, e viveu em cidades emblemáticas asiáticas como Pequim, Tóquio, Banguecoque e Nova Deli, tendo testemunhado e escrito sobre eventos marcantes do século passado, como por exemplo a queda do Muro de Berlim, a guerra no Vietname e a China pós-Mao.

Sem comentários: