sexta-feira, 31 de julho de 2015

Novidades literárias sobre Política: «Como Ganhar Eleições» e «Insondáveis Sondagens»


Como Ganhar Eleições
Um Guia Clássico para Líderes Actuais
de Quinto Túlio Cícero

Editora: Gradiva

Sinopse
No espírito de O Príncipe, de Maquiavel, este clássico é leitura obrigatória para políticos e todos aqueles que conseguirem divertir-se a vê-los percorrer o caminho sinuoso e de manipulação até aos cargos que almejam.
Em 64 a.C., Marco Túlio Cícero, o maior orador de Roma, candidatou-se ao cargo de cônsul (o mais elevado da República). O seu pragmático irmão, Quinto, decidiu que ele precisava de conselhos práticos sobre a forma de conduzir uma campanha eleitoral bem-sucedida.
O que se encontra na sua breve carta são fragmentos intemporais de sabedoria política, desde a importância de prometer tudo a todos até à recordação dos eleitores dos escândalos sexuais dos adversários. Entre os múltiplos conselhos inestimáveis está também a importância de o candidato se rodear das pessoas certas e de construir uma ampla base de apoio.
Este pequeno guia fornece conselhos práticos a todos os que aspiram ao poder.
Recorre a uma linguagem simples e sem rodeios.
É uma obra interessante para perceber as eleições, o que move os políticos e as estratégias utilizadas para «convencer» os cidadãos. Trata-se de um guia tão relevante quanto actual.

Excerto
«21. Há três coisas que podem garantir votos numa eleição: favores, esperança e relação pessoal. Tens de te esforçar por dar estes incentivos às pessoas certas. [...] 40. Depois de discernir quais são os teus verdadeiros amigos, pensa um pouco nos inimigos. Há três tipos de pessoas que estão contra ti: aquelas que prejudicaste, as que não gostam de ti sem ter uma razão para isso e os amigos dos teus opositores.»

Impressões
«Nos conselhos eleitorais que dá ao seu irmão Marco, Quinto revela-se um estratego político exímio, com um conhecimento claro da investigação, organização e afluência às urnas da oposição (embora um pouco frouxo na mensagem). Vivo, enérgico e arguto, este livrinho encerra conselhos intemporais e constitui uma excelente leitura para o político moderno.»
Karl Rove, antigo chefe-adjunto do pessoal e conselheiro sénior do Presidente George W. Bush

«Dado o estado da política actual, este antigo guia romano sobre eleições mostra quão pouco mudou desde então.»
Gary Hart, antigo senador norte-americano

O autor
Quinto Túlio Cícero (102 a.C. - 43 a.C.), irmão do orador e político romano Marco Túlio Cícero, foi soldado e líder militar.


Insondáveis Sondagens
de Diogo Agostinho e Alexandre Guerra

Prefácio: Pedro Santana Lopes
Posfácio: Paulo Portas
Editora: Alêtheia

Sinopse
No processo de gestão política por parte de um candidato ou de um partido, as sondagens e os estudos e opinião são ferramentas fundamentais, não só para se ter uma «fotografia» de um dado momento sobre as intenções de voto do eleitorado, mas sobretudo para se compreender os anseios, as esperanças, a percepção da opinião pública sobre determinado político ou políticas. Hoje em dia não é possível fazer comunicação ou marketing político sem o recurso a sondagens e a estudos e de opinião.

Além de políticos, politólogos e da ERC, foram ouvidos para este livro os principais players das sondagens em Portugal, homens que construíram o sector em Portugal e que conhecem por dentro a máquina partidária, para a qual, diga-se em abono da verdade, trabalham.

São eles que, naturalmente, promovem os seus serviços junto dos partidos, explicam os erros que vão surgindo e se defendem dos ataques constantes de que são alvo, vindos, ironicamente, dos seus próprios clientes, que, perante resultados que não agradam, não se coíbem de falar em agendas ocultas, falhas constantes, sondagens «encomendadas» e incompatibilidades de interesses.

O mundo das sondagens políticas em Portugal caracteriza-se por uma excessiva personificação dos seus players e alimenta-se das relações estreitas entre empresas do sector, partidos e órgãos de comunicação social. O resultado pode ser, por vezes, pernicioso para todas as partes envolvidos e para a opinião pública em geral.

Este livro procura, assim, sondar uma área que até agora tem estado abrigada de olhares mais indiscretos.

Sem comentários: