sexta-feira, 24 de julho de 2015

«O Limão Milagroso», de Julie Frédérique

Editora: O Arco de Diana
Data de Publicação: 08/05/2015
N.º de Páginas: 184

Muitos benefícios dos limões são conhecidos há séculos. Segundo a filosofia ayurvédica, onde há limão não se desenvolvem doenças. Para eles, este citrino é o fruto mais completo da humanidade e é logo ao começar do dia que devemos tirar partido das suas múltiplas propriedades, para alinhar e equilibrar o organismo. A francesa Julie Frédérique é da mesma opinião e por isso escreveu um verdadeiro guia com todos os truques, dicas e elixires caseiros para os leitores que desconhecem a potencialidade deste alimento 100% natural, que segundo vários estudos científicos, actua de forma eficaz contra mais de 150 doenças.
Logo no primeiro de oito capítulos, a autora afirma que «no limão tudo é bom», referindo-se aos constituintes do citrino amarelo: casca, óleo essencial, polpa/sumo e albedo. Começar cada manhã com um copo de água morna e sumo de limão estimula a digestão durante todo o dia e limpa o corpo de toxinas, esta é uma das primeiras recomendações que podemos ler em O Limão Milagroso. Prático, ecológico, económico e muitíssimo pouco calórico (contém 19 calorias por cada 100 gramas), este que já foi chamado «o mais velho antibiótico» além de possuir uma fonte significativa de vitamina C e, por isso, muito antioxidante, reforça também o sistema imunológico, modera o apetite, elimina açúcares e gorduras do corpo, ajuda a combater a celulite, previne o envelhecimento, etc.
Os capítulos 2 e 3 do livro são dedicados às utilidades que do limão podemos obter para os afazeres do lar: como utilizá-lo para tirar nódoas da roupa (como de tinta e de transpiração) e recuperar superfícies e objectos (como azulejo, alumínio e bijuteria). Recomendações úteis como conservar um limão já cortado e evitar que seque, é um dos muitos conselhos que podemos colher desta obra. Mas há muito mais neste livro: truques e elixires para a beleza: cuidados para a pele ficar mais saudável, como ter dentes mais brancos, como eliminar: a oleosidade do cabelo, o amarelado das unhas, o acne, e muito muito mais.
Na divisória deste guia intitulada ‘O Limão e a Saúde’ consta uma das curiosidades que mais gostei de ter conhecimento: «O facto de o limão ser ácido ao gosto não significa que também o seja para o estômago, pelo que não é necessário evitá-lo quando se sofre de acidez gástrica. Pelo contrário, o limão protege a mucosa do estômago e estimula a ação do fígado e do pâncreas.» (pp. 97-98).
Atenuar infecções oculares (conjuntivites, por exemplo) aplicando gostas de sumo de limão no olho infectado, talvez seja a única sugestão que a autora menciona no livro, que me causa estranheza e cepticidade, e que não vou pôr em prática.
Em O Limão Milagroso, livro que já vendeu mais de 100.000 exemplares em França, Julie Frédérique (autora de outros livros como L'huile d'olive, c'est malin, Le ménage malin e La beauté, c'est malin), além de recomendações úteis e que jamais podíamos pensar serem possíveis (alguns truques com limão já este blogger pôs em prática e com resultados eficazes!) inclui ao longo dos capítulos vários testemunhos de pessoas que ficaram satisfeitas com a cura do limão. Em somatório: O Limão Milagroso é uma leitura ideal para quem quer conhecer todo o potencial que o mais amarelo dos citrinos possui; um livro que de muito “espremido”, muito sumo “colher-se-á” (até porque já ninguém utiliza o limão apenas para fazer limonada!).

3 comentários:

Maria Teresa disse...

A respeito da utilidade que não pretende experimentar: quando eu era menina, uma das minhas Tias contou-me que, nos tempos dela, se usava o sumo de limão puro e directo nos olhos, para lhes dar brilho, quando iam para os bailes e, depois, para os «desinflamar» dos ambientes cheios de fumo (ainda me lembro de se andar em bailes e boîtes a dançar de cigarro em punho ;) ).
Muito a medo, experimentei a 'receita'; o resultado, nas duas situações, compensou bem o ardor que se sente durante uns minutos...

Miguel Pestana disse...

Vou levar o seu testemunho em consideração, Maria Teresa. Obrigado.

fatima goncalves disse...

gosto muito. aprendi muita coisa