quinta-feira, 9 de julho de 2015

O livro «Açúcar, o Pior Inimigo» alerta para os malefícios do consumo excessivo de doces

Sobre o livro
O açúcar é, sem dúvida, o pior inimigo da sua saúde. É hoje consensual entre a comunidade científica que uma dieta rica em açúcar e hidratos de carbono está diretamente relacionada com o aparecimento de doenças graves como problemas cardíacos, Alzheimer, esclerose múltipla, autismo ou vários tipos de cancro, e até mesmo com o surgimento de dores de cabeça frequentes, enxaquecas ou sinusite.
No entanto, não faz parte do conhecimento geral que o excesso de açúcar no sangue provoca a compressão dos nervos, o que leva a uma inflamação crónica local e a respetiva diminuição do afluxo sanguíneo. Este problema — que é muito mais comum do que se pensa —, faz com que a comunicação entre o cérebro e os órgãos seja interrompida, impedindo o seu funcionamento normal.

Açúcar, o Pior Inimigo: Como Reparar os Danos Provocados pelo Açúcar e Recuperar a Sua Saúde (Vogais l 256 pp.) é um livro fundamental para compreender de que forma o açúcar é prejudicial para o seu organismo, originando a sua deterioração, através de uma dolorosa e progressiva inflamação que se traduz em:

Hidratos de carbono/açúcar + trauma = danos nos nervos, dor e mau funcionamento dos órgãos

Composição do livro
PARTE I: UM DOCE PROBLEMA
PARTE II: O COMBOIO PARA LUGAR NENHUM
PARTE III: O QUE O IMPEDE AGORA?

O Dr. Richard Jacoby realizou com sucesso centenas de intervenções cirúrgicas a doentes que sofriam deste tipo de problemas, causados por uma dieta rica em açúcar. Com os seus conselhos o leitor poderá reverter os danos a longo prazo na saúde ao eliminar o açúcar da sua alimentação.

Os autores
Dr. Richard Jacoby é médico-cirurgião no estado americano do Arizona. Especializado no tratamento da neuropatia periférica, realiza cirurgias ao nível do sistema nervoso periférico. É cofundador do Healthcare Wound Management Center, sendo presidente-fundador da Associação de Podo logia do Arizona e da Associação de Cirurgiões de Extremidades Nervosas do Texas. Vive com a mulher e os dois filhos.

Raquel Baldelomar é fundadora da Quaintise, uma agência de marketing e publicidade de cuidados de saúde. É especialista em estratégias de marketing médico, ajudando as organizações a transformar os cuidados na doença em verdadeiros cuidados de saúde. Colabora com as publicações Advertising Age, Modern Healthcare e também com a revista Physician. Vive em Santa Mónica, na Califórnia.

A Vogais disponibiliza os primeiros capítulos para leitura imediata, aqui.

Sem comentários: