terça-feira, 7 de julho de 2015

O livro «Amizades Tóxicas» revela como reconhecer amizades que prejudicam...


Amizades Tóxicas
Como reconhecê-las e reagir
de Mireille Bourret

Título original: Les Amitiés Toxiques
Tradução: Maria de Fátima Carmo
Editora: Sinais de Fogo
1.ª edição: Junho 2015
N.º de páginas: 176

Sinopse
Já todos experimentámos, em alguma ocasião, o que significa manter uma relação de amizade difícil, daquelas que, por vezes, se torna mesmo insuportável. Podemos, então, perguntar-nos como é possível que uma amizade se torne tóxica. 
Será que as pessoas se modificaram? 
As respectivas situações terão mudado? 
Ou será que a dinâmica da relação sempre foi negativa? 
A amizade já deu tudo o que tinha a dar e está por um fio? 
Será que, lá bem no fundo, uma voz interior lhe diz o que está realmente a suceder? 
Perante qualquer uma destas situações, podemos fugir ou enfrentar o outro, mas existem inúmeras reacções intermédias que nos permitirão resolver o conflito e conservar, simultaneamente, o nosso equilíbrio e a amizade.

A autora descreve os laços que unem os amigos atendendo ao seu tipo de personalidade e ajuda-nos a identificar se são ou não positivos, orientando-nos na tomada de uma decisão no caso de relacionamentos problemáticos.

Ainda que cada amizade seja única, neste livro encontrará soluções para saber como enfrentar uma relação complicada. A sua leitura permitir-lhe-á identificar qualquer problema relacional e empregar as melhores estratégias para que, ao procurar a solução, não prejudique nem os amigos nem a si próprio.

A autora
Mireille Bourret é formada em Direito, Sociologia e Criminologia. A sua experiência em todos estes domínios permitiu-lhe conceber técnicas de resolução de conflitos na vida do dia-a-dia.
Tem escritas várias sobras sobre a presente temática (L'Art De La Manipulation, La Puissance De L'Empathie: Solutions Aux Problemes Relationnels), já igualmente publicadas em diversas línguas.

 

Sem comentários: