terça-feira, 21 de julho de 2015

Quatro novos títulos com a chancela da Gradiva


Cosmicomix
A Descoberta do Big Bang
de Amedeo Balbi e Rossano Piccioni

Sinopse
Uma história fascinante sobre a descoberta das origens do Universo.
1964. Arno Penzias e Robert Wilson, dois jovens radioastrónomos dos laboratórios Bell, estão a aperfeiçoar o funcionamento de uma grande antena, em Holmdel, Nova Jérsia, e captam um zumbido de fundo misterioso. Começa assim uma investigação que os levará a rever meio século de história da ciência e culminará numa das descobertas maiores da humanidade.
Seguindo as pisadas de outros cientistas, deparam com descobertas sensacionais e intuições injustamente descartadas. De Einstein e Hubble ao padre e cientista Lemaître, passando pelo iconoclasta Gamow e pelo soleníssimo Hoyle, cada um deles encontrou um fragmento da solução. Nenhum viu o quadro geral. Quando este finalmente tomou corpo, ficou clara a ideia de que por detrás daquele ruído se escondia algo grandioso.
Tratava-se da pergunta que a humanidade se colocara desde as suas origens: como e quando nasceu o Universo?
Este livro é a prova de que a ciência não tem de ser aborrecida e também pode servir-se aos quadradinhos, sem deixar de ser interessante.


Janela do Futuro
# Portugal 2016
de Paulo de Morais

Sinopse
Os Portugueses andam a sobreviver na Barca do Inferno. O autor argumenta que a culpa não é do território, nem das pessoas, mas da falta de estratégia e do modelo de gestão que, num país, dá pelo nome de política. Paulo de Morais, candidato à PR, apresenta um retrato de Portugal com enorme frontalidade:
«O regime constitucional está agonizante: a AR, sede da democracia, abastardou-se, os governantes mentem todos os dias, o povo tem sede duma justiça que nunca chega.»

Claro e corajoso, um livro que interessará a todos, seja qual for a posição assumida.

«Gozando de uma matéria-prima de excelência em termos humanos, de património e condições naturais, os Portugueses poderiam viver no Paraíso. Mas andamos a sobreviver na Barca do Inferno. E se o resultado final é tão mau, a culpa não é certamente nem do território, nem dos Portugueses. É, sim, da falta de estratégia e do modelo de gestão. E o modelo de gestão de um país… chama-se política. Vivemos num país em que a má política nos impede a nós, Portugueses, de usufruir de tudo aquilo que por direito nos pertence. O regime constitucional está agonizante: a Assembleia da República, sede da democracia, abastardou-se, os governantes mentem todos os dias, o povo tem sede duma justiça que nunca chega. Neste jogo, neste momento em particular e com tantos jogadores a fazer batota, o jogador mais importante pode ser... o árbitro.»

Outros livros da Gradiva que chegam às livrarias a 22 de Julho:
 Submarinos.pt, de José Magalhães
O Nosso Homem no Estoril, de A. Travers

Outros títulos publicados recentemente:
Número Zero, de Umberto Eco
O Gigante Enterrado, de Kazuo Ishiguro
Amnésia, de Peter Carey

Sem comentários: