quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Em Setembro chegam às livrarias novos livros de gastronomia portuguesa e internacional

Livro de Cozinha, de Matt Preston
Jurado no famoso programa de culinária MasterChef Austrália, Matt Preston oferece-nos 187 receitas que, de acordo com ele, nos irão fazer incrivelmente populares.
Inclui sugestões de pequenos-almoços, sopas, saladas e legumes, saladas saudáveis, petiscos, massas, marisco, frango (e um pato), carne, sobremesas e hora do chá.
Recheado de sentido de humor, este é um livro que todos os que gostam de cozinhar, e que seguem sem perder o programa de televisão, vão querer.



Jantaradas - Hoje é Cá Em Casa, de Chefe KIKO
Uma das coisas de que mais gosto na vida é poder receber pessoas em casa. E os meus amigos adoram cada vez que lhes ligo a dizer: «Venham cá jantar»!

Receber amigos em casa pode, finalmente, ser mais fácil. Com a ajuda do Chef Kiko aprenda receitas, truques simples e infalíveis para impressionar os amigos e a família. Depois de ver os 20 menus de jantaradas que são partilhados neste livro não vai conseguir deixar de convidar alguém para jantar em sua casa hoje. Não acredita? Experimente estas 80 receitas feitas com a inspiração de quem já andou pelos quatro cantos do mundo: de uma saborosa «picanha ao sal com pimentos padrón, batata, cebola e molho barbecue» aos «mini-hambúrgueres de alheira», passando pelo «cuscuz de camarão com tomate-cereja e manjericão», um «leite-creme de erva-príncipe com mirtilos» ou uma «mousse de chocolate branco com wasabi e framboesas».



O Atlas Gastronómico, de Mina Holland
Uma viagem pelo mundo em cem receitas. "Quando comemos, viajamos". Começa assim esta gloriosa viagem às mais importantes cozinhas de todo o mundo, narrada por Mina Holland. A editora do Guardian foi da Índia às Caraíbas, da Escandinávia à Coreia, à procura dos melhores pratos, restaurantes e vinhos. Trouxe mais de cem receitas, desde o ceviche peruano, ao dream cake dinamarquês. E esmerou-se nos condimentos: textos de grandes escritores, como Mario Vargas Llosa, Arundhati Roy, ou o nosso Saramago, emprestam um sabor requintado às histórias que nos vai contando. As viagens são sempre regadas por vinhos de eleição (dos californianos aos neozelandeses) e acompanhadas dos pratos tradicionais de cada região (a tortilha espanhola, o caril de legumes tailandês); mas as receitas, essas são quase sempre de chef, desde o Gaspacho andaluz, na versão de José Pizarro, à Açorda de Bacalhau à Alentejana, com assinatura de Nuno Mendes.

São 39 cozinhas internacionais, polvilhadas de conselhos práticos (onde comprar os ingredientes exóticos, por exemplo), e muitas histórias. Nunca mais verá Bangkok da mesma maneira, e vai começar a pensar seriamente numa viagem à Austrália. Porque, se comer é mesmo viajar, este atlas vai-lhe proporcionar várias voltas ao mundo - e sabe tão bem tê-lo à mesa-de-cabeceira, como na banca da cozinha.

Sem comentários: