domingo, 13 de dezembro de 2015

10 sugestões de livros infanto-juvenis com o Natal como tema central

de Eric Carle
Sinopse
"Sonho de neve" é uma história invernosa e natalícia que se destaca logo à partida pela própria edição do livro: a capa acetinada contrasta com a rugosidade dos fragmentos têxteis nela colados, a imitar flocos de neve; entre as páginas do miolo vão-se também intercalando folhas de acetato, adornadas com manchas de cor branca, e que se sobrepõem às ilustrações, qual mantos de neve, cobrindo não só o agricultor, o protagonista da história, como também os seus animais domésticos. 
De salientar ainda é a intensidade das próprias ilustrações, bem ao estilo de Eric Carle: collages em papel pintado, texturas e vistoso colorido. No final, o livro incorpora um mecanismo que faz soar uma melodia, quando o leitor é convidado a tocar-lhe.

Excerto
Numa pequena quinta vivia um agricultor.
Ele tinha tão poucos animais que até os conseguia contar pelos dedos de uma mão.
Então, o agricultor chamou aos seus animais Um, Dois, Três, Quatro e Cinco.
Atrás do celeiro havia uma pequena árvore.
O agricultor chamou-lhe Árvore...



Vamos Apanhar o Pai Natal?
de Jean Reagan e Lee Wildish
Sinopse
Depois de longos meses de espera, finalmente chegou a véspera de Natal! Gostavas de oferecer um presente ao Pai Natal e de lhe perguntar imensas coisas? Esta é a tua grande oportunidade para o apanhares! Descobre como podes consegui-lo neste livro cheio de ideias fantásticas.

Vais precisar de:
- cenouras;
- bolachas;
- montes de purpurinas;
- luzes de Natal adivinhas;
- alguma paciência!

Mas lembra-te: o Pai Natal está sempre com pressa! Tens de aproveitar ao máximo esse momento tão importante!
Um livro muito divertido que fará as delícias dos mais pequenos durante esta época tão especial!



O Natal do Gui
de Clara Campos e Leonor Noronha
Sinopse
Para o Gui, a Madalena e o Joca o Natal é a época mais aguardada do ano. 
As decorações nas ruas, o ritual de montar a árvore e o presépio, a ceia com a família e os presentes fazem com que os seus olhos ganhem um brilho especial. Contudo, vão descobrir que nem todas as crianças têm a mesma sorte que eles e acabam por perceber que a verdadeira felicidade do Natal está em ser solidário e em fazer feliz os que menos têm.



de Madeleine Cook e Samara Hardy
Sinopse
Será que os animais da floresta Jingle Bell vão ser capazes de salvar o Natal das manias do Rato antes de ser tarde demais? 
Descobre o que irá acontecer neste divertido conto de Natal!



O Meu Cão Herói
de Megan Rix
Sinopse
Até as feridas mais profundas podem ser curadas com o poder mágico da amizade.
Este será o primeiro Natal do Joe só com a mãe. Se antes ele ansiava por esta época, agora, a dor de ter perdido o pai é tão grande que o Joe só quer que o dia de Natal não chegue. É então que a mãe lhe sugere que se torne voluntário de uma associação que treina cachorros que um dia ajudarão pessoas com deficiência. O Manchinhas aparece e a vida do Joe ganha um novo sentido.
Com uma forte determinação e muita ternura, o Joe irá dar o seu melhor para transformar um cachorrinho brincalhão num futuro herói. Este amigo de quatro patas tão especial vai ajudar o rapaz a ultrapassar a perda do pai e a voltar a acreditar que é possível ser feliz.
Uma história emocionante que nos prende da primeira à última página.



Feliz Natal Lobo Mau
de Clara Cunha e Natalina Cóias
Sinopse
A autora de O Cuquedo, regressa com a história do Lobo Mau que foi procurar o Capuchinho Vermelho, mas encontrou o Pai Natal. Será que merece um presente?



Uma Canção de Natal
de Charles Dickens e Roberto Innocenti
Sinopse
Na véspera de Natal, Ebenezer Scrooge, um velho homem de negócios londrino, amargo, avarento, implacável e desumano, recebe durante a noite a visita do fantasma do seu ex-sócio, Jacob Marley, e logo de seguida a dos Espíritos do Natal Passado, Presente e Futuro que despertarão nele, de forma terrificante, a consciência e o verdadeiro sentido da época…
"Uma canção de Natal", um clássico de Charles Dickens, publicado em 1843, e certamente um dos mais populares contos de Natal da história da literatura universal, conhece agora uma nova edição, desta vez ilustrada pelo premiado e conceituado ilustrador Roberto Innocenti, que imprime a esta obra mágica e fantasmagórica uma humanidade e precisão surpreendentes, com um força tão desmedida quão provocante ou comovente, e a que já nos habituou em obras como "A história de Erika" ou "A Casa".

Excerto
Para começar, Marley estava morto. Disso não há a menor
dúvida. O registo do seu enterro foi assinado pelo cónego, o
funcionário, o cangalheiro, e a carpideira-mor. Scrooge
assinou. E o nome de Scrooge era válido em Bolsa, onde quer
que ele decidisse apor a sua assinatura.
O velho Marley estava morto como o prego de uma porta…



A História do Natal
de Sérgio Franclim e Diana de Oliveira
Sinopse
Há muito, muito tempo, no tempo do Império Romano, Deus enviou um anjo, chamado Gabriel, até Nazaré, uma cidade da Galileia. O anjo desceu dos Céus com uma mensagem para Maria…

Assim começa a história do Natal, agora adaptada para os leitores mais novos, com ilustrações que farão as delícias de todos, que lhes ensinará tudo sobre o nascimento de Jesus. No final deste livro, vão também encontrar algumas curiosidades sobre o Natal.



A Noite de Natal
de Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge Nesbitt
Sinopse
A consoada em casa de Joana é cheia de abundância e alegria. Contudo, a menina lembra-se do seu amigo Manuel, que nem vai ter presentes nem uma mesa farta nessa noite tão especial. Decide, por isso, ir ter com ele e dar-lhe o que recebeu. Guiada por uma estrela, Joana descobre, nessa noite, o verdadeiro Natal.



Os Animais do Natal
de Luísa Ducla Soares e Ângela Vieira
Sinopse
Os animais do Natal também têm as suas histórias: inesperadas, aventurosas, ternas e divertidas.
O burro tem pouco de burro. A vaca sonhadora também é capaz de lutar com lobos. E até os camelos, nas suas andanças, descobrem o mundo e… o amor!
Com estas histórias originais, bem-humoradas e ternurentas poderás conhecer melhor estas personagens, fora da imobilidade do presépio, onde foram parar.

1 comentário:

Unknown disse...

É muito importante o livro na vida dos mais pequenos sempre ofereço uma história de natal a minha pequenota e ela já espera o que será este ano. Tanta tecnologia satura.