terça-feira, 30 de junho de 2015

Passatempo: «Guia Prático de Maquilhagem» de Inês Franco + Pack Boots Laboratories


Ofertas:
1) Livro Guia Prático de Maquilhagem, de Inês Franco;

Pack gentilmente oferecido pela Boots Laboratories:
2) Tónico Refrescante Radioso
Purifica e refresca a pele
Prepara a pele do rosto para a hidratação, deixando-a tonificada e com uma sensação agradável de frescura. Usar após o leite de limpeza ou a espuma de limpeza.

3) Leite Limpeza Equilibrante
Limpa e fortalece a pele
Remove a maquilhagem e impurezas, deixando a pele do rosto limpa e equilibrada.

Optíva é gama de hidratação diária que tem na sua fórmula Althaea Officinallis extract, reconhecido há vários séculos pelas suas propriedades calmantes e protetoras. Os produtos Optíva foram especialmente desenvolvidos para tornar a tua pele mais saudável em apenas 2 semanas.

Boots Laboratories: Experiência comprovada nos Cuidados da Pele.


Para participar:
☑ Partilhar (como 'público') o passatempo no teu mural de Facebook;
☑ Ser seguidor do blogue (Na barra lateral direita do blogue clica em "aderir a este site");
☑ Fazer um comentário num destes posts.



O Passatempo decorre até ao dia 8 de Julho.
Boa sorte!

Segue o blogue no Twitter 
 
www.facebook.com/silenciosquefalam
Sê seguidor deste blogue: na barra lateral direita da página clica em "aderir a este site"

Regras do Passatempo:
1) O passatempo decorrerá entre os dias mencionados, sendo exclusivo a participantes residentes em Portugal;
2) Será validado exclusivamente as participações com as respostas acertadas e será aceite apenas uma participação por pessoa ou email (salvo mencionado o contrário);
3) O vencedor será sorteado aleatoriamente através do Random.org e o seu nome publicado aqui neste post, além de ser comunicado ao mesmo via e-mail. Se ao fim de 15 dias, após ser contactado pelo administrador deste blogue, o vencedor não reclamar o prémio, será escolhido outro vencedor;
4) O administrador deste blogue e/ou empresa que patrocina o passatempo não se responsabiliza por eventuais extravios dos prémios, aquando da expedição dos mesmos ao vencedor. 

Passatempo: Livro «Galveias» autografado por José Luís Peixoto + Relógio EGO

Este passatempo conta com o patrocínio da Ego Watches, uma marca que lançou-se em Portugal em 2009, disposta a conquistar o mercado com um novo desígnio: fazer com que os portugueses sintam a emoção de viver a vida ao segundo.

O vencedor ou vencedora deste passatempo ganhará um Relógio Ego Dream, com bracelete bicolor em aço inoxidável e dourado e fundo do mostrador branco, no valor de 99,00 €.
Outros modelos da colecção
A Ego inspira-se na energia, na irreverência e no charme da América dos anos 60. O espírito vintage dos relógios transforma estas peças em objectos de culto, que apelam ao revivalismo dos Anos Dourados, em que os ícones de Hollywood serviam de referência aos jovens que ansiavam por desafiar as emoções até ao limite, tal como acontece nos dias de hoje.

O design dos relógios Ego é cuidadosamente pensado para saudar a irreverência e a jovialidade. Os extremos fundem-se e apresentam modelos marcadamente unissexo, em resposta às tendências da moda que libertam o consumidor dos conceitos pré-definidos. Com um carácter rebelde, a marca apresenta propostas que sobressaem em qualquer pulso, idade ou sexo. Para quem compra trata-se de assumir uma atitude, conquistar uma reputação ou, como a assinatura da marca refere: “Own your time”.

Para juntar a este fantástico relógio o participante escolhido aleatoriamente através do site Random, irá acrescentar horas de leitura com um exemplar autografado do romance Galveias, do escritor José Luís Peixoto, que foi um dos livros mais vendidos na edição deste ano da Feira do Livro de Lisboa.

O livro será remetido juntamente com o relógio ao feliz contemplado.



O Passatempo decorre até ao dia 8 de Julho, na página deste blogue no Facebook.
Sabe como participar AQUI.
 
www.facebook.com/silenciosquefalam
Sê seguidor deste blogue: na barra lateral direita da página clica em "aderir a este site"

Regras do Passatempo:
1) O passatempo decorrerá entre os dias mencionados, sendo exclusivo a participantes residentes em Portugal;
2) Se ao fim de 15 dias, após ser contactado pelo administrador deste blogue, o vencedor não reclamar o prémio, será escolhido outro vencedor;
3) O administrador deste blogue não se responsabiliza por eventuais extravios, aquando da expedição dos prémios ao vencedor.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Dois lançamentos para o início de Julho, entre os quais a biografia (não autorizada) de António Costa

Os Porquês da Esperança
de Augusto Santos Silva, Paulo Magalhães

Sinopse
Um livro que ajuda a perceber Portugal para além da espuma dos dias, à luz da política, da economia, da sociologia e dos acontecimentos que marcaram os últimos anos.
António Costa
de Miguel Marujo, Octávio Lousada Oliveira

Sinopse
Os jornalistas Miguel Marujo e Octávio Lousada Oliveira mergulham no universo pessoal e político daquele que pode vir a ser o próximo primeiro ministro de Portugal.

José Cid revela na sua biografia um segredo com quase 31 anos


O livro
Aos 73 anos e com mais de 50 anos de carreira, José Cid decide pela primeira vez revelar em O Lado B de um Provocador, a sua biografia oficial, "estórias" jamais contadas em público. 

O exílio a que foi condenado aos 8 anos, os amores e desamores que fizeram capa de revistas cor-de-rosa, os pormenores do trágico acidente que justifica o uso permanente de óculos de sol, como escapou à morte no desastre áereo que vitimou o primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro e as violentas guerras de palavras com artistas como Tony Carreira, Marco Paulo e Rui Veloso são apenas alguns dos muitos assuntos abordados, sem tabus, neste livro, que apresenta revelações inéditas. A mais inesperada é um segredo com quase 31 anos. 

Com prefácio de Nuno Markl o livro com a chancela da Casa das Letras, conta com depoimentos de 27 personalidades entre os quais Ximenes Belo e José Ramos Horta.

O autor
Miguel Gonçalves, licenciado em comunicação social, é jornalista desde 1988. O seu primeiro trabalho, publicado no diário O Primeiro de Janeiro, foi uma entrevista a José Cid. Repórter e editor do Jornal de Notícias durante 22 anos, realizou milhares de reportagens em vários países. Foi professor de comunicação social no ensino superior.

8 livros que a Editora Clube do Autor guardou para este Verão

Quem se Atreveu a Tanto?
de Sérgio Luís de Carvalho
Sinopse
O autor faz uma ode a uma dezena de portugueses e portuguesas que se destacaram pela sua bravura, pelo talento e pela vontade de dar novos mundos a Portugal e de elevar o nome do nosso país. Navegadores, artistas, aventureiros, intelectuais, cientistas, clérigos, sábios. Gente que desafiou as fronteiras do seu tempo. Para Sérgio Luís de Carvalho, este é "um livro que, sem abdicar do rigor histórico, se lê por vezes com um sorriso, e também com um aperto na garganta".

Ventos de Mudança em Summerset Abbey
de T.J. Brown
Sinopse
Ventos de Mudança em Summerset Abbey é o final da trilogia que arrancou sorrisos e lágrimas aos fãs da série internacional muito galardoada, Downton Abbey. Mas não só. É que esta saga, que conta a história de três mulheres e das suas lutas diárias no início do século XX, apaixonou muitos leitores um pouco por todo o mundo. E chega agora ao fim! Os costumes da época forçaram Rowena, Victoria e Prudence a seguir caminhos diferentes. O orgulho ameaça sobrepor-se aos laços de amizade de forma permanente. A chegada da Primeira Guerra Mundial muda tudo, sobretudo a forma de se viver em sociedade e o próprio conceito de classe social. Muitas feridas serão abertas. Algumas serão curadas, mas outras prometem manter-se abertas por muito tempo… Será que, no fim, a amizade vai prevalecer contra tudo e contra todos?

O Sítio Secreto
de Tana French
Sinopse
Um jovem é encontrado morto nos jardins de um colégio feminino. A polícia não consegue apurar os culpados, nem clarificar as circunstâncias do crime. Mas alguém viu e sabe o que se passou…
"Sei quem o matou" é a legenda de uma foto do rapaz assassinado, que aparece misteriosamente afixada no Sítio Secreto: o quadro de avisos da escola feminina, onde as alunas afixam segredos de forma anónima. Esta pista inesperada relança o detetive Stephen a desvendar um nó de segredos para chegar à verdade.

Críticas de imprensa
«Magnífico: assustador, empolgante e com uma prosa incandescente.»
Stephen King

«Um romance inteligente com enredo intricado e profundidade psicológica.»
The Guardian

«Tana French é uma das mais talentosas escritoras de suspense da atualidade.»
Washington Post

Ondas de Calor
de Richard Castle
Sinopse
No meio de uma vaga de calor, Nikki tem um desafio pela frente: desenredar o nó que lhe permitirá desvendar os segredos dos mais poderosos e decidir o que fazer perante a faísca escaldante que surgiu entre ela e Rook, o jornalista presunçoso e bem-parecido com a mania de que é polícia, que a acompanha nesta investigação.

As Inovações que Mudaram a História
de Steven Johnson
Sinopse
No livro As inovações que mudaram a história, Steven Johnson desenvolve a temática da inovação ao longo dos séculos. O autor analisa a evolução de seis tecnologias fundamentais da vida moderna (a refrigeração, os relógios, as lentes, a purificação da água, o registo dos sons e a iluminação artificial), a partir da sua criação por amadores, cientistas e empresários, e apresenta as suas consequências históricas, nem sempre previstas.

Nein, Hitler!
de Hansen Randall
Sinopse
Nos últimos meses da guerra, Hitler ordenou a mais cruel e gratuita das violências: o envenenamento, bloqueio e destruição de todos os portos da Europa, a destruição de todas as indústrias, serviços públicos e museus da Europa e a obliteração da mais bela cidade do mundo: Paris.
Mas uma importante minoria de soldados e civis disse NÃO. Eles escolheram desobedecer, e tudo fizeram para evitar uma inútil, e absolutamente destrutiva, defesa militar das suas cidades. Se falhassem, o preço da desobediência seria a morte. Randall Hansen explora neste livro o extraordinário fenómeno da desobediência e as suas consequências

Espero por ti em Luanda
de Rui Calisto
Sinopse
Aos nove anos de idade, Rui vive um drama intenso. Corria o ano de 1974, e a radiosa e próspera Luanda transforma-se num inferno. Milhares de portugueses são ameaçados pelas guerrilhas, sentindo as suas cabeças a prémio. Muitos são assassinados. O menino é obrigado a crescer.
No meio deste terrível cenário, surge uma elegante e terna morena de olhar intenso, que o vai fazer perder-se de amores.
Poderá um coração apaixonado manter-se vivo entre as tormentas da guerra?

O Lobo
de Lorenzo Carcaterra
Sinopse
O Lobo controla a mais poderosa organização criminosa do planeta, uma força vasta mas invisível. O chefe da máfia é temido pela sua crueldade e respeitado pela forma ímpar como gere os negócios.
Quando a família é apanhada num ataque terrorista, O Lobo dá início a uma vingança global. Com o apoio de grupos do crime organizado de todo o mundo, uma nova guerra ameaça a sociedade, envolvendo os interesses dos terroristas islâmicos, da máfia russa, dos cartéis de droga do México e outros poderes do submundo. O objetivo? Vingar-se ou morrer a tentar!

domingo, 28 de junho de 2015

Um thriller arrepiante que promete esfrear este Verão: «Segredos Obscuros», da dupla sueca Hans Rosenfeldt e Michael Hjorth

Segredos Obscuros
de Hans Rosenfeldt e Michael Hjorth
Páginas: 544  |  Título original: Det fördolda (2010) Editora: Suma de Letras

Sinopse
Sebastian Bergman é um homem à deriva.
Psicólogo de formação, trabalhava como profiler para a polícia e era um dos grandes especialistas do país em serial killers. Perdeu tudo quando o tsunami no continente indiano lhe levou a mulher e a filha.
Tudo muda com uma chamada para a polícia.
Um rapaz de dezasseis anos, Roger Eriksson, desapareceu na cidade de Västerås. Organiza-se uma busca e um grupo de jovens escuteiros faz uma descoberta macabra no meio de um pântano: Roger está morto e falta-lhe o coração.
É o momento de Sebastian se confrontar com um mundo que conhece demasiado bem.
O Departamento de Investigação Criminal pede ajuda a Sebastian. Os modos bruscos e revoltados de Sebastian não impedem a investigação de avançar. E as descobertas sobre a escola que Roger frequentava são aterradoras.

 Segredos Obscuros é o primeiro volume da série SEBASTIAN BERGMAN

Críticas de imprensa
«A melhor exportação do crime sueco.»
Die Welt (Alemanha)

«Um thriller extraordinariamente inteligente.»
De Telegraaf (Holanda)

«A melhor estreia sueca desde Larsson…»
Kristianstadsbladet (Suécia)

«Eficaz, bem escrito e perfeito.»
Politiken (Dinamarca)


Michael Hjorth (n. 1963) e Hans Rosenfeldt (n. 1964) são autores também dos livros Lärjungen (2011), Fjällgraven (2013) e Den stumma flickan (2014).


Edição comemorativa dos 150 anos do clássico infantil «Aventuras de Alice no País Das Maravilhas»

Aventuras de Alice no País Das Maravilhas
de Lewis Carroll (texto) e John Tenniel (ilustrações)
Edição em capa dura

Sinopse
Aventuras de Alice no País das Maravilhas é uma obra-prima da literatura mundial, escrita para entreter uma menina chamada Alice Liddell, durante um calmo passeio de barco no Tamisa,numa tarde quente de Julho de 1862. A primeira edição data de 1865 e desde então tem sido lida por inúmeras gerações de crianças e adultos.
Este incontornável clássico da literatura juvenil e é agora reeditado numa edição em capa dura comemorativa dos 150 anos da obra, para que leitores de todas as idades possam descobrir (ou reencontrar) esta aventura fantástica e os seus enigmáticos personagens!
A obra conta também com uma cuidada tradução que respeita a intenção do original inglês.


O autor
Lewis Carroll (1832 - 1898), foi um escritor e matemático britânico. Homem de carácter tímido, adota este pseudónimo para as suas obras literárias, o seu verdadeiro nome (Charles Lutwidge Dodgson) utiliza-o para as obras científicas. De formação universitária, é professor de matemática em Oxford e estudioso da lógica matemática.
Escreve diversos relatos de falsa aparência infantil cuja matéria narrativa está, ilusoriamente, próxima do absurdo. Amador entusiasta da fotografia, elabora vários álbuns de retratos de meninas; e para uma delas, Alice Liddell, escreve a sua obra mais famosa, Aventuras de Alice no País das Maravilhas (1865).
Outras obras do mesmo género são Alice Através do Espelho (continuação da anterior, cujo grande êxito compartilha), Sylvie and Bruno (carregada de um sentimentalismo moralizante) e The Hunting of the Snark. Esta última, que parece uma estranha poesia sem sentido, esconde possibilidades de interpretação simbólica que fascinam a crítica moderna.

O ilustrador
John Tenniel (1820 - 1914), ilustrador inglês, nasceu cego de um olho e com uma memória fotográfica prodigiosa, desenhava sem modelos. Colaborou com a revista satírica, para a qual produziu mais de 2000 ilustrações e caricaturas. Ilustrou também vários livros, incluindo uma edição de 1848 das fábulas de Esopo, porém seus trabalhos mais importantes foram sobre Alice no País das Maravilhas.
John Tenniel morreu em 1914.

«Como Ser Feliz», de Lee Crutchley

Editora: Arena
Data de Publicação: Junho 2015
N.º de Páginas: 160

Em nota introdutória, o escritor e ilustrador britânico Lee Crutchley diz que os livros com menos probalidades de mudar a nossa vida são os que prometem fazê-lo. É por isso que Como Ser Feliz, a terceira obra do autor, publicada em Maio nos Estados Unidos sob o título How To Be Happy, não promete fazer milagres a quem tenha um défice de felicidade, esteja deprimido ou simplesmente sinta-se desanimado.
Freud já dizia: «A felicidade é um problema individual. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz.» Portanto, este livro publicado pela editora Arena não revela segredos nem fórmulas milagrosas para o que quer que seja; ele ajuda-nos a descobrir e a recordar algumas coisas que nos fazem sentir mais feliz.
Através de exercícios, questionários, listas e questões como «Como é que te sentes?», «De que cor é a tua disposição?» e «Qual é o formato da tua vida?», o autor faz-nos reflectir sobre o nível em que se encontra a nossa felicidade, dando-nos também algumas dicas prácticas para que possamos elaborar um plano acessível e personalizado para elevar os nossos níveis de bem-estar e de alegria.
Para Crutchley ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos, e é por isso que não faz mal sentirmo-nos felizes ou tristes. Ou seja, andarmos constantemente em busca da tão almejada felicidade ou querermos não nos sentir desanimados, se assim os acontecimentos que vivenciamos são dificultosos e constrangedores física e psicologicamente, é contranatura. Aceitar os nossos estados emocionais, positivos ou negativos, é uma forma de não remarmos contra a maré, e assim, deixamos que as vicissitudes e obstáculos do quotidiano se dissipem mais depressa.
Como Ser Feliz é um livro de auto-ajuda, mas difere-se muito da extrema maioria deles. Neste livro original e estimulante o leitor tem a oportunidade de escrever nele, tanto quanto o autor. Muitos são os espaços em branco, as linhas para listarmos as nossas prioridades, várias são as ilustrações criativas em forma de balões e caixas, além de que o autor inclui com constância algumas frases motivacionais de grandes personalidades, que reforçam a nossa autoestima. De salientar os separadores em fundo preto com texto na cor branco, que em forma de analogia cromática nos relembra que para que haja equilíbrio há que haver dois extremos na balança: um mais pesado e outro mais leve.
Como Ser Feliz é um guia prático, literalmente, e encorajador, que oferece conselhos excelentes para nutrir os sentimentos positivos, através de exercícios destinados a aumentar o nível individual de felicidade. É uma obra acessível que irá inspirar qualquer leitor, seja qual for a sua idade.

Passatempo: Momentos de Relax com a revista de colorir COLOR ZEN

░P░A░S░S░A░T░E░M░P░O░• Podes visualizar em http://bit.ly/1eETdHS alguns exemplos dos desenhos que poderás encontrar...


sexta-feira, 26 de junho de 2015

Em Agosto é publicado uma nova edição de «Guerra e Paz», de Tolstoi, e o livro «Os Médicos da Morte», que relata os horrores da medicina nazi perpetrados durante a Segunda Guerra Mundial


Guerra e Paz 
Vol. I de II
de Lev Tolstoi

Editora: Saida de Emergência
Data 1ª Edição: 07/08/2015
Nº de Páginas: 672

Sinopse
A OBRA-PRIMA DE UM DOS GIGANTES DA LITERATURA UNIVERSAL

Guerra e Paz é o verdadeiro clássico da literatura universal. No início do século XIX, a Rússia é devastada pelos exércitos de Napoleão e as vidas de homens e mulheres cruzam-se num tecido narrativo deslumbrante. Tanto as vidas mais mundanas como os faustosos bailes, as tramas políticas ou as violentas campanhas bélicas do Czar Alexandre são trabalhadas com o realismo e limpidez que caracterizam o génio de Lev Tolstoi. Sempre presentes estão as desigualdades sociais e os caprichos de uma aristocracia vã e indiferente à miséria e ao sacrifício.
Esta é uma obra intemporal que condensa toda a condição humana, simultaneamente romance histórico, bélico e filosófico, e propõe acutilantes reflexões sobre os temas que nos movem e comovem: a vida, o sacrifício, a liberdade, a justiça, o amor e a honra.

Críticas
«Se não fosse Tolstoi, a literatura seria um rebanho sem pastor ou um caos incompreensível.»
- Anton Tchekhov



Os Médicos da Morte
de Philippe Aziz

Editora: Saida de Emergência
Data 1ª Edição: 24/07/2015
Nº de Páginas: 816

Sinopse
Quem não conhece a História está condenado a repeti-la. Setenta anos depois do fim da Segunda Guerra Mundial, a leitura desta obra nunca foi tão fundamental.

Os Médicos da Morte é um documento histórico consagrado aos horrores da medicina nazi perpetrados durante a Segunda Guerra Mundial. Do contexto social e ideológico que permitiu corromper em absoluto o papel do médico, aos responsáveis no terreno pelos atos mais hediondos, esta é uma obra baseada em testemunhos de sobreviventes, confissões de médicos SS e em milhares de documentos que os nazis não conseguiram destruir antes da derrota final.
Milhares de crianças, deficientes, homossexuais, ciganos, judeus e até alemães dissidentes, prisioneiros de uma ideologia que os renegava da própria condição humana, foram alvo de atrozes experiências médicas com o objetivo aniquilar as raças inferiores ou ajudar no esforço de guerra. Foi o apogeu da crueldade do Terceiro Reich, um delírio científico que choca e repugna. E que deve ser lido para nunca ser esquecido.

Críticas
«Os médicos nazis tinham rédea solta para fazer as experiências que quisessem nos campos de concentração. Incineraram, castraram, congelaram, sufocaram homens, mulheres e crianças sem misericórdia. Retiravam órgãos e membros, transfundiam sangue de uns para outros em experiências macabras... este livro prova quão monstruoso pode ser o ser humano.»
- GOODREADS



Outros livros em pré-venda em www.saidadeemergencia.com:
Purgatorial, de Fernando Ribeiro
Onde o desejo se esconde, de Nora Roberts
Assassin´s Creed - União, de Oliver Bowden
O Beijo do Highlander, de Karen Marie Moning
O Uivo do Demónio, de Kim Harrison
Irmãos de Armas, de Simon Scarrow


O romance histórico «As Noivas do Sultão», de Raquel Ochoa, é uma das novidades das Edições Parsifal

de Raquel Ochoa
Sinopse
Em 1973, pouco depois de Portugal perder a última cidade em Marrocos, uma tempestade no Atlântico arrasta a família real de Mohamed III e as suas concubinas até Lisboa, originando um delicado incidente diplomático.

Baseado em factos reais e alicerçado numa profunda investigação histórica, As Noivas do Sultão é um romance apaixonante que confirma Raquel Ochoa como uma das grandes escritoras da actualidade.

Outros livros da autora
Romances: A Casa-Comboio, Sem Fim à Vista - A Viagem e Mar Humano.
Biografias: Bana - Uma Vida a Cantar Cabo Verde e A Infanta Rebelde.
Literatura de viagens: O Vento dos Outros.



A Moura e o Príncipe
de Luís Lourenço
Sinopse
Nos anos que antecederam a proclamação do primeiro rei, Afonso Henriques percorria as terras do Condado Portucalense erigindo castelos e fortalezas, conquistando territórios aos mouros e conhecendo as gentes que haveriam de povoar as aldeias e as cidades portuguesas. Vagueando entre cristãos, judeus, moçárabes e sarracenos, numa das suas viagens o futuro rei conhece Fátima, moura de extraordinária beleza que será a guardiã de segredos que podem colocar em risco o futuro do reino. Poderá o valente guerreiro cristão resistir aos encantos da moura sem comprometer o rumo do país que está a surgir?



São Martinho do Porto: Momentos
de Filipa Vera Jardim (texto) e Pedro Soares de Mello (fotografia)
Sinopse
Terra de origens perdidas na noite da História de Portugal, São Martinho do Porto conserva uma beleza ancestral que a cada dia se renova. Por aqui passaram D. Afonso Henriques, D. Manuel ou D. Sebastião, este lugar marcou figuras como Ramalho Ortigão, Roque Gameiro, Eugénio de Castro ou D. João da Câmara, aqui foram construídas as caravelas que levaram Portugal a todo o mundo - a África, às Américas ou ao longínquo Oriente.

Excerto
«De vez em quando, o apelo do mar era mais forte. Do mar a sério, de cabelos ondulados e voz cheia. Não desta mansidão, embalada em concha. Subíamos as dunas ou corríamos até ao fundo do túnel… e era ali que o horizonte se entrecortava por uma ou outra embarcação, dessas que saíam num bordo mais largo, para logo voltarem ao ventre. Ou das outras, que mais longe rumavam a porto incerto. De cada um dos lados, um altar de pedras. À direita, António, padroeiro, exangue. Peito aberto a todas as marés, sem excepção, que lhe roubavam o já ínfimo espaço. À esquerda, Romeu, o viajante, a atravessar-nos os dias de marés que ora rolavam por cima dos seixos, ora se nos enrolavam nas pernas com limos grossos. Do tamanho de árvores, dizia-se, presas num fundo de jardim sem nome. Do padroeiro, António, com altar definido, sabia-se quase tudo. Primeiro, mais acima, na capelinha caiada; depois, ali, onde outrora houvera um outro areal. Desse Romeu, de Julieta errante, pouco se saberia…»


Costa da Memória
de Joaquim Magalhães de Castro
Sinopse
Em 1793, Marrocos encontrava-se em guerra. Abdessalam, o filho designado pelo imperador para o suceder, à família real e às concubinas que saíssem de Casablanca. A viagem até Rabat não deveria demorar mais do que dois ou três dias, mas uma tempestade arrastou as embarcações para o Atlântico.
Depois de quase perecer num naufrágio, a comitiva marroquina chegou à ilha da Madeira e depois aos Açores. Nesta ilha, foi obrigada a aceitar a ajuda de experientes marinheiros portugueses que a guiou até Lisboa, onde chegou bastante debilitada. Na capital do reino, mandatado pela rainha D. Maria I, Frei João de Sousa, um prestigiado arabista, mediou os encontros diplomáticos, tornando-se o homem que mais privou com as princesas marroquinas. Mas a presença da inusitada comitiva estendeu-se por mais tempo do que o esperado e dentro do grupo de concubinas nem todas pareciam querer, voltar a Marrocos. 

Outros livros do autor, publicados pela Parsifal:




O Grande Livro das Mandalas para Colorir
Sinopse
Na tradição budista, as mandalas, enquanto símbolos representativos do Universo, são utilizadas como um método de meditação, em que o praticante foca a atenção nas suas formas e cores e a interioriza durante este processo de execução ou depois de o mesmo estar concluído.

Em O Grande Livro das Mandalas Para Colorir, para acompanhar o estado de serenidade que a mandala transmite, aliámos alguns pensamentos budistas e aforismos retirados do Dhammapada, o mais respeitado texto das escrituras sagradas do budismo Theravada, que terão sido ditados pelo próprio Buda. Estas máximas, além de servirem ao leitor como fonte de aprendizagem, também o acompanham durante o processo meditativo.

Ao colorir as mandalas que aqui apresentamos, distribuídas de maneira harmoniosa com os textos budistas, é já proporcionada, ainda que subtilmente, a descontracção do organismo, a libertação das tensões do dia-a-dia e a organização dos pensamentos.

Tranquilizante natural, este é um livro apropriado a quem procura serenar a mente, a paz interior ou apenas um momento de relaxamento.