sexta-feira, 25 de março de 2016

Histórias de gatos para conhecer em dois livros recentemente lançados

Uma Velha e o Seu Gato e a história de dois cães
de Doris Lessing
Sinopse
Dois dos mais emblemáticos contos de Doris Lessing, Nobel da Literatura. Era célebre a sua paixão pelos animais, especialmente os gatos, bem patente nestas duas histórias. Em Uma Velha e o Seu Gato, uma mulher de sangue cigano, agora velha, viúva, com pouco contacto com os filhos adultos, vai-se lentamente desligando do mundo, das normas sociais e da convivência com os outros. A sua grande companhia é o seu gato, com quem se vai tornando cada vez mais selvagem e mais afastada dos outros humanos. Em História de Dois Cães, Doris Lessing narra a fascinante amizade entre dois cães, até ao fim da vida de ambos. Um é morto a tiro por roubar ovos, o outro, envelhece e entristece com a perda do amiga e acaba por ser posto a dormir.

Outro livro da autora, sobre gatos
Gatos e Mais Gatos (Cotovia, 2005).

Outro título publicado em 2015 pela Bertrand Editora, que pode interessar:
Um Homem o e seu Cão, de Thomas Mann


Sete Vidas
Testemunhos comoventes sobre as lições de vida que podemos aprender com os gatos
de Sara Rodrigues e Maria João Nobre Dias
Sinopse
O homem gostaria de ser peixe ou pássaro, a serpente gostaria de ter asas, o cão é um leão confuso... Mas o gato quer ser somente gato, e todo gato é um puro gato desde o bigode ao rabo. Pablo Neruda. 

Seres misteriosos, caçadores exímios e fonte de inspiração de artistas, os gatos são companheiros leais para quem esteja disposto a partilhar com eles a sua vida. Confidentes, amigos e parceiros dedicados nas horas de solidão e nos momentos mais difíceis, por vezes verdadeiros terapeutas, os gatos são, por tudo isso, uma parte fundamental da vida de muitas pessoas. Porque será? O que tem este felino de tão especial? Estas histórias fascinantes falam por si.

Em Sete Vidas, encontrará numerosos relatos que, em certos casos, nos fazem questionar quem habitou a casa de quem: se a pessoa, se o gato. Quem foi salvo por quem. Quem cuidou de quem. Histórias de animais maltratados que descobriram um lar cheio de amor. Histórias de pessoas, umas célebres, outras anónimas, que não gostavam de gatos até se apaixonarem irremediavelmente por um. Relatos de donos que encontraram no seu gato a coragem de que necessitavam para recuperar a alegria de viver ou que sentiram mesmo que os seus animais os ajudaram a curar-se de doenças. E, também, histórias de quem dedica a vida a estudar e a ajudar os gatos, por via da ciência ou apenas por paixão. 

Sem comentários: