quinta-feira, 31 de março de 2016

Novidade Assírio & Alvim | «Cartas Reencontradas de Fernando Pessoa a Mário de Sá-Carneiro», de Pedro Eiras

Depois de em 2014 publicar Bach, a Assírio & Alvim lança a 7 de Abril o mais recente livro de Pedro Eiras, Cartas Reencontradas de Fernando Pessoa a Mário de Sá-Carneiro (160 pp.), uma obra cuja originalidade, atenção ao detalhe e verosimilhança vão deixar o leitor na dúvida.
Mário de Sá-Carneiro, cujo centenário da morte se assinala em Abril, enviou várias cartas a Fernando Pessoa. Essas cartas são conhecidas, mas das respostas de Pessoa, por sua vez, sabe-se muito pouco.

Sinopse
Ficção, realidade? Na abertura deste livro, Pedro Eiras explica como descobriu, no antigo Hôtel de Nice, em Paris, as cartas que Fernando Pessoa enviou a Mário de Sá-Carneiro entre Julho de 1915 e Abril de 1916. Estas cartas reencontradas deixam entrever o quotidiano de Pessoa, os seus projectos, entusiasmos e dúvidas, cem anos depois de Orpheu.
«Durante décadas, os leitores das cartas de Sá-Carneiro especularam, com fascínio, sobre o que conteriam as cartas de Pessoa: muitas vezes, Sá-Carneiro reage às informações do amigo; noutros passos, coloca questões e faz pedidos, a que Pessoa forçosamente se terá referido na correspondência seguinte» Pedro Eiras
A editora disponibiliza para leitura imediata, aqui, as primeiras páginas do livro.
O autor
Pedro Eiras nasceu em 1975. É Professor de Literatura Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Desde 2001, publicou diversas obras de ficção (Bach, A Cura, Os Três Desejos de Octávio C.), teatro (Bela Dona, Um Punhado de Terra, Uma Carta a Cassandra, Um Forte Cheiro a Maçã) e ensaio (Platão no Rolls-Royce, Os Ícones de Andrei, Tentações, Esquecer Fausto). Os seus livros têm sido publicados e as peças de teatro apresentadas em mais de dez países.

Sem comentários: