domingo, 10 de abril de 2016

Apresentação no Funchal do livro de Poesia «Evocação das Águas», de Lília Tavares

O mais recente livro de poesia de Lília Tavares, Evocação das Águas, que tem a chancela da Seda Publicações, teve a sua primeira apresentação ao público no passado mês de Novembro, em Lisboa. O evento contou, entre outros,  com as participações do prefaciador da obra, Carlos Eduardo Leal, dos autores João Morgado e Joaquim Pessoa e do editor Jorge Castelo Branco.




A autora, criadora e co-autora da página de Facebook Quem lê Sophia de Mello Breyner (que actualmente conta com mais de 60.000 seguidores), estará no Funchal no dia 6 de Maio, para apresentar ao público madeirense esta sua nova obra. O evento decorrerá no Museu de Eletricidade Casa da Luz por volta das 18h45 (adere ao evento aqui) e a apresentação estará a cargo de António Barroso Cruz.



Sobre o livro
Ventos que sopraram na poesia de Lília Tavares até que desaguassem nestas lindas evocações. Como um pássaro canoro, chama-nos para dentro de suas asas em seu voo lírico como das brancas gaivotas num céu azul.


Num sopro,
num esquecimento,
numa lágrima,
na incompletude...
desejava que o inverno trouxesse
a primavera aos meus dias.

Uma tarde trouxe maio no seu seio
e a promessa de entardeceres
inquietamente tranquilos.

O olhar tornou-se líquido
desembaciou a vidraça empoeirada
das manhãs.

Ainda que me faltem glicínias em agosto,
uma onda no limiar da praia
um remo no meu barco
uma vela no meu moinho,
uma fonte de cristal quando estou sedenta,
um metro no meu caminho
os dedos das minhas mãos,
um corpo nu numa noite em que ardo,
agasalho quente no meu ninho
uma palavra para findar o meu poema
uma canção para embalar a saudade
um traço no teu retrato a carvão
ainda assim,
mesmo no quarto vazio da solidão,
embrulhada no colo da tua memória presente,
contigo, amor, nada me falta…


Sobre a autora
Lília Tavares é psicóloga clínica. Casada e mãe de dois filhos. Unida à Poesia desde os treze anos, publicou em 1979 Fusão Crepuscular e outros Poemas em edição de autor. Participou, a convite, numa antologia de poetas do Baixo Alentejo, dois anos mais tarde. Em 2012 publicou com 11 outros autores Rio de Doze Águas (Coisas de Ler) e em 2013 Parto Com os Ventos (Kreamus).
Lília Tavares promove tertúlias e encontros de Poesia entre autores consagrados e novos poetas.

Sem comentários: