sexta-feira, 8 de abril de 2016

«Sala de Espera», o novo livro de crónicas de Daniel Sampaio


Sala de Espera (192 páginas, Editorial Caminho), o novo livro de Daniel Sampaio chega às livrarias na próxima semana.

Neste novo livro do psiquiatra e psicoterapeuta, encontramos algumas respostas para temas dos nossos dias. Num conjunto de sábias crónicas, bem ao jeito do autor, são estas algumas das questões tratadas por Daniel Sampaio e para as quais encontrará propostas de solução:
· Como proceder perante a utilização excessiva dos computadores pelos mais novos.
· O que se entende por alienação parental, guarda partilhada e responsabilidades parentais em divórcios li tigiosos.
· O que são pais tóxicos e como podem os filhos reagir.
· O padrasto pode fazer de pai ou não? O livro diz que sim.
· Por que razão está tão difícil a relação entre o professor e o aluno nas nossas escolas? Que poderemos melhorar?
· Vale a pena ensinar Os Lusíadas como se faz agora?
· Que atitude tomar perante os jovens que bebem em excesso?
· Que fazer com as recordações do Natal da nossa infância?
· Vale a pena acreditar na mentira do ranking das escolas? O autor diz que não.

Daniel Sampaio escreve sobre as famílias, os casais e os jovens dos nossos dias. Nos seus livros, tem dado especial atenção aos comportamentos de risco na adolescência e as questões da escola.

Dos títulos que publicou destacam-se Ninguém Morre Sozinho (uma obra de referência sobre o suicídio adolescente), Inventem-se Novos Pais, A Arte da Fuga, Tudo o Que Temos Cá Dentro e Lavrar o Mar. A versão teatral do seu livro Vagabundos de Nós foi levada à cena em 2004 e galardoada com o Prémio de Teatro Marcelino Mesquita, da Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos. Em 2008 publicou A Razão dos Avós, um livro oportuno sobre o diálogo entre gerações. Seguiram-se Porque Sim (2009), um conjunto de crónicas muito abrangentes sobre os jovens, a família e a educação, temáticas que retomou em 2011 com o novo livro de crónicas intitulado Da Família, da Escola, e Umas Quantas Coisas Mais e com a obra Memórias do Futuro, Narrativa de Uma Família (2010). Em 2011, em colaboração com Gonçalo Sampaio, publicou Crime na Escola, o seu primeiro livro para jovens. Em 2012 veio a publico Labirinto de Mágoas – as crises do casamento e como enfrentá-las e, em 2013, Diário dos Tempos de Crise e, de novo com a colaboração de Gonçalo Sampaio, Crime na Casa Abandonada. Em 2014 publicou O Tribunal É o Réu – As Questões do Divórcio. Sala de Espera é o seu último livro de crónicas. Daniel Sampaio está editado no Brasil e em Itália.

Sem comentários: