quarta-feira, 15 de junho de 2016

«A História de Ferdinando», de Munro Leaf e Robert Lawson

Editora: Kalandraka
Data de publicação: 11/03/2016
N.º de páginas: 72

A constante preocupação da Kalandraka com a qualidade, o valor didáctico e a adequabilidade dos livros que publica é um dos apanágios desta editora especializada em obras infantis. A História de Ferdinando é um dos seus títulos mais recentes e uma obra que vem comprovar o seu exímio critério de selecção.
Publicado nos Estados Unidos em 1936 sob o título The Story of Ferdinando, esta obra clássica da literatura infantil escrita por Munro Leaf (1905-1976), conta a história de um touro atípico, de índole sensível e pacifista, que prefere passear sozinho e tranquilamente pelos campos espanhóis e sentir o aroma das flores sob a sombra das árvores, ao invés de correr e saltar e brincar com(o) os outros touros. A mãe deste pequeno touro «percebia que ele não se sentia sozinho e, como era uma mãe compreensiva, deixava-o estar assim e ser feliz».
Alguns anos passam. Ferdinando torna-se num touro fisicamente robusto, assemelhando-se unicamente neste aspecto aos seus espécimes, que são conhecidos por apresentarem comportamentos agressivos e intempestivos, e sonham serem escolhidos para competir em touradas.
Em plena época de competições em Madrid, chegam à cidade cinco homens que vêm escolher os touros mais fortes e bravos da região. Dada uma situação inusitada, Ferdinando é forçosamente levado para se apresentar na arena, sendo a sua actuação algo muito expectável para os milhares de espectadores que deliram com este tipo de show, que apela tacitamente à violência.
A pormenorizada ilustração de Robert Lawson (1892-1957) que retrata Ferdinando no centro da arena recebendo ovação de toda a plateia — será antes ou depois da sua exibição? —, é uma das estampas a preto e branco desta obra que é visualmente e metaforicamente mais apelativa. A partir desta parte fulcral da obra, em suspensão até ao desenlace ficarão os primeiros leitores e adultos que lerem esta estória tão cativante.
Do texto repleto de simbolismo e metáforas são diversos os temas e mensagens que podem ser alvo de análise e absorção: ser pacífico é sinal de grandeza; ser e/ou estar sozinho não é sinónimo de ser e/ou estar triste; agir contra-natura é algo que nos impede de viver plenamente; o receio de ser diferente dos outros nos torna prisioneiros do nosso próprio ser; somos livres quando agimos de acordo com o nosso íntimo, mesmo remando contra a maré; apelo à não-violência; o contacto constante com a natureza nos torna pessoas melhores, mais tranquilas e sensatas.

«Que eu saiba ainda lá está, sentado debaixo do seu sobreiro favorito, a cheirar tranquilamente o perfume das flores. É muito feliz assim.»


Algumas curiosidades sobre A História de Ferdinando:
> Foi adaptado ao cinema em 1938 pela Walt Disney e será em 2017 alvo de nova transposição para o mundo da sétima arte;
> Também em 1938, destronou o livro líder de vendas na América na altura: Gone with the Wind / E Tudo o Vento Levou, da escritora Margaret Mitchell;
> Era o livro preferido de Gandhi;
> Na Alemanha nazi, Hitler ordenou que fosse queimado e foi proibido em Espanha por ser considerado como uma crítica contra a Guerra Civil;
> Munro Leaf escreveu a história numa única tarde, em 1935, sob pedido do ilustrador Robert Lawson;
> Obra traduzida em mais de 60 línguas;
> Seleccionado pela Internacionale Jugend Bibliothek como um dos 10 clássicos em prol da paz e da tolerância.

Sem comentários: