sexta-feira, 24 de junho de 2016

«A Vida Num Degrau» reúne 4 histórias clínicas de quem superou a depressão

Depois de publicar em finais de 2015 o livro Eu Existo - Para além das obsessões; Para além das vozes; Para além da depressão; Para além da ansiedade (ler aqui resenha), a Editora Pactor faz chegar às livrarias no próximo dia 1, uma nova obra do médico psiquiatra e psicoterapeuta Diogo Telles Correia. 
Em A Vida Num Degrau - Históriais Reais de Quem Venceu a Depressão (136 pp.), o autor volta a lembrar os seus leitores que embora sejam produto do seu passado, não são completamente reféns dele.

A sessão de lançamento do livro ocorrerá no dia 8 de Julho, na Fnac Chiado, a partir das 19h00, e contará com as participações dos convidados Filipe Arantes Gonçalves, Delfim Augusto d'Oliveira e António Garcia Pereira.

Sinopse
As emoções são como as ondas do mar. Sobem, sobem, e subitamente rebentam numa explosão de intensidade, até decrescerem de novo à serena planície inicial. Todos experimentamos os seus ciclos, cuja ondulação depende também daquilo que a vida nos vai proporcionando. Alguns aceitam estas oscilações com maior tolerância. Outros, dotados de uma sensibilidade especial, acabam por quebrar na subida e na explosão das ondas emocionais. A depressão surge exatamente quando a capacidade de suportar a intensidade da tristeza ultrapassa os limites da superação humana. Isto não depende da força de vontade e muito menos da inteligência. A depressão pode resultar de um conjunto de circunstâncias que se relacionam sempre com um encontro com aquilo que é nosso constitucionalmente (traços de personalidade genéticos ou adquiridos em experiências de vida passada, bioquímica do nosso cérebro, etc), ou com aquilo que vivenciamos no nosso meio ambiente (situações traumáticas). O que está presente em todos os casos de depressão é uma tristeza que ultrapassa largamente aquilo que é espectável sentir perante as vicissitudes da vida, em quantidade e em duração. Tal é a sua grandeza, que se vitaliza no corpo e se associa a outras manifestações, como a dificuldade em dormir, a falta de apetite ou a dor.

Mas, ao contrário do que se pensa, nem sempre todos os casos de depressão são inultrapassáveis. Neste livro, acompanhamos o caminho percorrido por várias pessoas reais no seu combate a este flagelo, que tem crescido muito nos dias de hoje com graus crescentes de exigência da sociedade atual. O ponto em comum entre todas as pessoas que povoam este livro é que SUPERAM esta situação. Traçando percursos diferentes e necessitando de tipos de ajuda também diversos, todas elas vivem e superam a depressão. Nas páginas deste livro conta-se a forma como o António, o Afonso, o Pedro e a Joana viveram a sua depressão, desde o início dos seus sintomas. O que sentiram, de que forma ela invadiu e minou as suas vidas... E como a venceram, reconquistando a sua estabilidade.
As Histórias
António cresceu com a depressão. Não conhece outra forma de vida. Não foi preciso nenhum fator desencadeante para que a sua tristeza tomasse as rédeas da sua existência e o impedisse de viver.

Afonso desenvolveu uma depressão na sequência de conflitos com a sua namorada que vieram “acordar” alguns dos traços mais sombrios da sua personalidade, marcada por muitos ciúmes e por uma insegurança vincada.

Pedro sofre um processo de assédio moral (mobbing) pela sua empresa e por este motivo não consegue deixar de sucumbir nas teias da depressão.

Joana foi diagnosticada desde jovem com uma perturbação bipolar. Acaba por sofrer da forma mais grave de depressão. Uma depressão que paralisa, emudece, transporta a pessoa para uma outra dimensão da existência.
---------------------------------------

“Ainda que sejamos produto do nosso passado, não somos completamente reféns dele. É aqui que o autor, através das suas competências clínicas e científicas, ajuda os pacientes a subir o degrau da ambivalência entre passado e futuro. (…) Mostra-nos ser possível o estabelecimento da relação empática com os doentes, assim como discernir o que é (in)compreensível entre personalidade e doença”.
In Prefácio de Filipe Arantes Gonçalves,
Médico Psiquiatra e Psicoterapeuta, Membro Fundador da Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica

“O livro que aqui se apresenta é revelador da humanidade e profissionalismo do seu autor (…) É uma obra de exemplo e fonte de inspiração para a implementação de boas práticas clínicas e uma luz de esperança para as pessoas que padecem destes tipos de perturbações, no sentido de obterem acesso a mais e melhores cuidados de saúde mental em Portugal.”
In Prefácio de Delfim Augusto d’Oliveira,
Presidente da Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares (ADEB)
http://www.pactor.pt/pt/

Sem comentários: