quarta-feira, 22 de junho de 2016

Novo 'thriller' de cortar a respiração, da escritora sueca Camilla Läckberg

«Läckberg é perita em combinar cenas familiares harmoniosas com um terror capaz de fazer gelar o sangue.» É assim que o The Guardian escreve sobre O Domador de Leões, o mais recente romance de Camilla Läckberg, que a Dom Quixote fez chegar às livrarias ontem. Esta obra foi traduzida por Ricardo Gonçalves a partir de uma edição em espanhol.

Sinopse
É janeiro e um manto de neve cobre Fjällbacka. Uma adolescente seminua sai do gélido bosque a cambalear, e atravessa a estrada. O carro aparece do nada e o condutor não consegue travar a tempo de evitar a tragédia. Quando Patrik Hedström e a sua equipa são alertados para o acidente, já o corpo da rapariga tinha sido identificado.
Era Victoria Hallberg, que desaparecera quatro meses antes, quando regressava a casa depois de uma aula na escola de equitação. A Polícia apercebe-se de que aquele terrível acidente foi o melhor que podia ter acontecido a Victoria. O seu corpo evidencia sinais de ter sofrido atrocidades inimagináveis e tudo leva a crer que não será a única vítima.
Enquanto isso, Erica Falk investiga o trágico passado de uma família ligada ao circo, o que a leva por diversas vezes a um estabelecimento prisional para visitar Laila, uma mulher acusada de ter matado o marido. Mas não consegue desvendar o que realmente se passou naquele longínquo dia fatídico.
O que estará Laila a esconder? Para onde foram os dois filhos depois da tragédia? Erica desconfia de que há em toda aquela história algo que não se encaixa. E que o passado estende os seus longos braços para vir ensombrar o presente.

Este thriller inicia-se assim:
«O cavalo sentiu o cheiro do medo ainda a rapariga não tinha saído do bosque. A cavaleira incitava-o, cravando-lhe as esporas nos flancos, mas não teria sido necessário. Entendiam-se tão bem que o animal lhe adivinhava a intenção de avançar.
O ressoar abafado e rítmico dos cascos rompia o silêncio.»
A autora
Nascida em 1974, Camilla Läckberg licenciou-se na Universidade de Economia de Gotemburgo antes de se mudar para Estocolmo, onde foi economista durante alguns anos. Um curso de escrita criativa de policiais levou-a a uma mudança drástica de carreira.
Foi considerada a escritora sueca do ano em 2004 e 2005, e os seus quatro primeiros livros atingiram o primeiro lugar no top de vendas da Suécia. Foi a sexta autora mais lida na Europa em 2009, e a partir daí manteve-se nos lugares cimeiros nos tops internacionais. Os seus livros estão publicados em 55 países – incluindo os EUA – onde já vendeu mais de 15 milhões de exemplares.

Sem comentários: