terça-feira, 26 de julho de 2016

«Leitura e Educação Literária», um dos títulos lançados recentemente pela LIDEL

Comunicação Clínica e Relação de Ajuda
Coordenação de Carlos Sequeira
Texto sinóptico
Com o objetivo de realçar o impacto que a comunicação tem na intervenção médica, o livro Comunicação Clínica e Relação de Ajuda nasce numa altura em que é urgente definir o poder do diálogo e considerá-lo como um investimento de elevado potencial terapêutico.

Organizado em cinco partes e dividido em 36 capítulos que realçam a importância do toque, do olhar e da escuta como essenciais na interação, este novo livro pretende preencher uma lacuna na bibliografia existente, bem como ajudar profissionais e estudantes de vários ramos de atividade, em particular da saúde, a moldarem e adaptarem o seu discurso em prol das necessidades de cada um.

Tendo como base a máxima de que a comunicação não é apenas uma arte, mas também se ensina e aprende, este guia orientador que surge a partir de três contextos distintos – Prática Clínica, Investigação e Ensino – pretende elucidar cada leitor de que é realmente possível, através das palavras, mudar a efetividade das nossas ações, com vista a ajudar quem mais precisa.



Leitura e Educação Literária
Coordenação de Fernando Azevedo e Ângela Balça
Texto sinóptico
A promoção da Educação Literária exige do mediador de leitura – seja o docente, o bibliotecário escolar, um familiar – um amor incondicional à literatura, porque o fomento de uma educação literária só é efetivo com a aproximação e a apropriação do texto literário.
Esta obra, produzida com a colaboração de especialistas nacionais e estrangeiros, inclui 10 capítulos e percorre os vários aspetos da Educação Literária, propondo ideias e estratégias práticas para a formação de leitores, na linha daquilo que é explicitado pelo Programa e Metas Curriculares dos Ensinos Básico e Secundário. Adequa conceitos teóricos ao público-leitor, apresentando sistematizações frequentes e sugerindo diversas ideias práticas.
Pela sua natureza, modo de estruturação e temáticas abordadas, Leitura e Educação Literária é uma obra com interesse para Educadores de Infância, Professores de Língua Portuguesa dos Ensinos Básico e Secundário, bem como para alunos de Mestrados em Ensino do Português, em Educação Pré-Escolar e em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico.

Sem comentários: