sexta-feira, 8 de julho de 2016

«Somos Amigos?», de Anabel Fernández Rey

Editora: Kalandraka
Data de publicação: Abril de 2016
N.º de páginas: 40

Uma história singela e apelativa sobre o verdadeiro valor da amizade, é o que podemos esperar do livro Somos Amigos?, obra infantil escrita e ilustrada por uma argentina que recebeu por este título a menção honrosa do VII Prémio Internacional Compostela para Álbuns Ilustrados.
Os protagonistas são um menino e um urso, que numa primeira fase da estória não estão sintonizados, ou sendo mais concreto, o segundo cede a todos os pedidos que o primeiro lhe incumbe, fazendo-se valer pelos atributos físicos do imponente ursídeo: «Tu, que és…», «Tu, que tens…», «Tu, que sabes…».
Porque a amizade não é uma relacção em que só um dos elementos recebe, cabe ao urso reivindicar ao pequeno rapaz os seus direitos de amigo. Chegada a esta altura, os papéis invertem-se: «ofereces-me?», «limpas-me?».
Serão mesmo amigos estes dois personagens tão diferentes no género e no pensar? Será que conseguirão cooperar mutuamente, cedendo e se impondo, e balanceando sem constrangimento a balança que mede esse elo tão importante para a vida humana e também animal?
A buenos-airense Anabel Fernández, com este álbum preenchido com cores suaves e esfumadas pela técnica de aguarela e outras, convida-nos a reflectir sobre a cumplicidade como modo de estar na vida. O parco texto é suficiente para a mensagem ser transmitida, pois as estampas captam bem a ideia patente na obra.
Somos Amigos? é um livro recomendado para todos os leitores que já tenham atingido os 3 anos de idade!
Do catálogo da Editora Kalandraka, que está sempre e ainda bem a ganhar maior dimensão, constam já vários álbuns que têm como tema principal a amizade. Destaque para Amigos, de Eric Carle, um livro que depois de absorvido há cerca de 2 anos, continua a fazer repercussões neste adulto que escreve. Os livros infantis não mudam só a vida dos mais pequenos; é um engano pensar isso.

Sem comentários: