segunda-feira, 24 de outubro de 2016

As mais recentes novidades da PAULUS Editora

Seremos julgados pelo amor
«O demónio nada pode contra a misericórdia de Deus»
de Padre Amorth com Stefano Stimamiglio
Texto sinóptico
Este volume nasce do desejo de encher os corações daquela esperança que se fundamenta na Palavra de Deus.
Trata de um dos temas que têm suscitado muito interesse editorial: a possessão, a opressão, a obsessão e a infestação diabólica. Através de uma linguagem clara procura-se dar algumas noções base para uma primeira abordagem na obscura fenomenologia ligada ao culto satânico e aos seus “remédios” espirituais, tendo sempre presente o juízo final de Deus sobre os homens e sobre a história iluminada pela salvação que nos vem de Cristo.
Destacam-se alguns aspetos: a doutrina católica sobre os anjos decaídos, os fundamentos do satanismo e as suas manifestações de culto, as consequências espirituais que daí derivam, os remédios (exorcismos, orações de libertação e outras práticas de piedade), as noções básicas da escatologia cristã.
Excerto
«Como vive no quotidiano uma pessoa endemonizada? Existem casos muito diversos entre si. Como dizia, normalmente o estado de possessão (...) não dura durante todo o dia. Frequentemente, os endemoninhados têm comportamentos normais, muitos deles desenvolvem uma atividade laboral sem que nenhum colega suspeite de nada.» (pp. 92-93)
Gabriele Amorth (Modena 1925-2016). Depois de se ter formado em Direito, entrou para a Sociedade São Paulo, onde foi ordenado sacerdote em 1954.
Conhecido exorcista e esp
ecialista em Mariologia, foi até à sua morte membro da Pontifícia Academia Mariana Internacional e presidente honorário da Associação Internacional de Exorcistas.
Do autor, a PAULUS têm publicados os livros Exorcistas e Psiquiatras, Mais fortes que o mal e Novos relatos de um exorcista.
Stefano Stimamiglio é sacerdote da Sociedade São Paulo. Completou os estudos teológicos na Pontificia Università Gregoriana e licenciou-se em Teologia do Matrimónio e da Família no Pontificio Istituto Giovanni Paolo II, em Roma.


Cuidados Paliativos
Diagnóstico e intervenção espiritual
de Alberto Paulo Madureira Mendes
Texto sinóptico
O livro trata a intervenção no sofrimento espiritual, o maior causador de sofrimento na fase final da vida. Escrita a partir do trabalho final de mestrado em Cuidados Paliativos, a obra foca-se no doente e na família, apresentando ferramentas para avaliar a dimensão espiritual.
«A pessoa em sofrimento está muito vulnerável, é como um “santuário” ao qual nos devemos aproximar com todo o respeito e veneração, mas somente entrar quando as portas se forem abrindo. A abordagem espiritual da pessoa doente exige assim muita maestria técnica e humana, em que o centro deverá ser sempre a pessoa que sofre e aquilo ou aqueles que para ela têm mais significado.»

Outro título da mesma colecção:
Contra a Eutanásia - Um grande médico, leigo e não-crente, explica porque não podemos aceitar a eutanásia, de Lucien Israël


Ler a Bíblia em 100 episódios
de Piero Stefanie e Luciano Zappella
Texto sinóptico
O presente livro apresenta 100 episódios da Bíblia que são fundamentais para uma primeira aproximação à Sagrada Escritura. Para cada episódio apresenta-se o texto bíblico, uma introdução e um comentário que permite ao leitor apreciar a profundidade e a riqueza do mesmo. Trata-se de uma antologia de textos bíblicos que ajuda a compreender vários temas: a vida e a morte, a fé e a incredulidade, a esperança e o desespero, o erotismo e a ascese, a fidelidade e a transgressão, a paz e a guerra, as nossas limitações e os horizontes infinitos de Deus.


Os caminhos de Mariana
Homenagem à Comunidade Vida e Paz
de António Lopes Marcelo
Texto sinóptico
«Mas Mariana não descurava a rua, seu privilegiado campo de luta, como gostava de lhe chamar, onde tudo fervilhava e acontecia. Esses seus caminhos naturais e estimulantes, fossem avenidas de calçada portuguesa, fossem becos de terra
batida. Desde havia muitos anos que usava apenas sapatos sem saltos, para melhor poder percorrer os caminhos que lhe pertenciam, como gracejava a Marta, por força de uma posse antiga, laboriosa e incontestada, tantas vezes os havia palmilhado em todas as direções.»

Os direitos de autor desta obra foram cedidos à Comunidade Vida e Paz.

Outro livro publicado pela PAULUS sobre a Comunidade Vida e Paz:

Uma leitura da exortação A Alegria do Amor
de Maurizio Gronchi
Texto sinóptico
A exortação apostólica pós-sinodal assinada pelo Papa Francisco sobre o amor na família apresenta muitas sugestões para revolucionar a pastoral familiar na Igreja. Um texto com tão grande riqueza necessita de uma leitura comentada, como esta que apresentamos, para ajudar os bispos, os párocos, os agentes pastorais, os casais e todos os crentes a acolher tão grande desafio.


O Rosário para Crentes e Não-Crentes
de José Luís Nunes Martins e Paulo Pereira da Silva
Texto sinóptico
À semelhança da sua obra anterior, José Luís Nunes Martins e Paulo Pereira da Silva escrevem para quem acredita e quem não crê. Os autores meditam os 20 mistérios do Rosário com um olhar diferenciado para crentes e para não-crentes. Acompanhando Cristo através do olhar da sua mãe, os autores apresentam 40 reflexões breves, mas desafiadoras a um olhar mais profundo sobre a nossa vida. Um caminho profundo, pessoal e íntimo em busca do sentido do Amor.

Todos os mistérios são ilustrados pelas cativantes fotografias de Francisco Pereira Gomes.

Outra obra dos mesmos autores: Via-Sacra para Crentes e Não-Crentes.


Ofício de São Domingos
Livro com CD
Texto sinóptico
Livro de pautas com o Ofício em honra a São Domingos criado pelo compositor Fr. José Prucha, da Ordem dos Pregadores (Domincanos). Este mesmo projeto é também uma homenagem a este compositor português dominicano. Aqui podemos encontrar um Hino a São Domingos, as Primeiras e Segundas vésperas, o Ofício de Leitura, as Laudes e a Hora intermédia. Inclui também um outro Hino a São Domingos da autoria de Fr. Filipe Rodrigues, OP e com harmonização do Pe. António Cartageno. As peças são interpretadas pelo Coro Laudate de São Domingos de Benfica, com direção do maestro José Eugénio e Luís Serqueira no órgão.


DOCAT - Como agir?
Faz parte do sonho do Papa!
de Klaus Dick, Rudolf Gehrig, Bernhard Meuser e Andreas Sur
Texto sinóptico
Dando continuidade ao projeto do YOUCAT, o presente livro apresenta a doutrina social da Igreja numa linguagem jovem. Esta obra conta ainda com o prefácio do Papa Francisco que manifesta o sonho de ter 1 milhão de jovens a ler a Doutrina Social da Igreja, convidando-os a ser Doutrina Social em movimento.
http://paulus.pt/livros

Sem comentários: