sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Lançamentos: Contos de Hans Christian Andersen e Fábulas de La Fontaine

Contos de Hans Christian Andersen
de Hans Christian Andersen

Edição: Alêtheia | N.º de páginas: 200
Texto sinóptico
A escrita de Hans Christian Andersen é imprescindível para a iniciação à leitura e um grande estímulo à criatividade, à imaginação e à inteligência das crianças.

Se é logo cedo que os hábitos de leitura devem ser criados é certo que nada melhor que o fazer nas nossas crianças estimulando-lhes a leitura dos maravilhosos clássicos de Hans Christian Andersen. Porque não basta dar-lhes bonecos ou literatura chiclet...

Nesta edição (em capa dura), irá encontrar uma seleção dos contos mais populares do famoso autor dinamarquês, Hans Christian Andersen, enriquecidos por ilustrações extraordinários que despertam o imaginário fantástico e intemporal destas histórias da autoria de Francisco Bordallo.

Hans Christian Andersen (1805-1875) é um escritor nascido na atual Dinamarca e considerado universalmente o pai da literatura infanto-juvenil. O dia 2 de Abril, data do seu nascimento, foi consagrado em sua homenagem o Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil.

Autor de 156 contos para crianças, Hans Christian Andersen marcou com as suas histórias o imaginário de gerações sucessivas de pequenos leitores. «O patinho feio» «A pequena sereia», «Os sapatos vermelhos», «A polegarzinha», ou «A menina dos fósforos» são marcos da literatura infantil e alguns contos que a Alêtheia agora reúne na sua versão original.

Francisco Bordallo desenvolve projetos editoriais desde 1992. Dedicou-se à conceção de vários projetos periódicos de jornais e revistas. Foi coordenador da revista do Expresso durante dois anos e, mais tarde, da revista do Sol, durante nove anos, dedicando-se também a variados projetos especiais. Pelo seu trabalho foi distinguido diversas vezes com prémios internacionais, para ilustração e design, como o Award of Excellence da Society of News Design para melhor capa e paginação.

Fábulas
de Jean de La Fontaine

Ilustração: Gustave Doré | Edição: Temas e Debates | N.º de páginas: 692
Texto sinóptico
«O que faz o supremo encanto de La Fontaine como fabulista, o que constitui a sua imensa superioridade sobre todos os que antes e depois dele trataram este mesmo género, não é decerto a originalidade, porque raríssimas serão as fábulas cuja ideia ele não houvesse encontrado em Esopo e em Fedro, nos fabulários da Idade Média, ou nos contos italianos; não é também a beleza excecional do estilo, nem a pureza da metrificação. O que constitui o seu encanto supremo é a vida potente que ele sabe dar a todos esses animais que se movem no imenso tablado da natureza, que falam a linguagem que ele lhes presta, obedecendo a paixões que ele lhes atribui.»

Sem comentários: